Encerramento do Janeiro Branco nos Cras Dom Adelmo Machado e Cidade Sorriso promove conscientização sobre saúde mental.

No final de janeiro, diversos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Maceió promoveram atividades em comemoração ao Janeiro Branco, mês destinado à conscientização sobre a saúde mental. Dois desses centros, o Cras Dom Adelmo Machado, localizado no bairro do Prado, e o Cras Cidade Sorriso, situado no Benedito Bentes, realizaram ações voltadas para o bem-estar e qualidade de vida dos usuários.

No Cras Dom Adelmo Machado, as psicólogas da unidade organizaram um encontro com um grupo de mulheres, no qual foram realizadas dinâmicas para incentivar o reconhecimento de emoções agradáveis e desconfortáveis, além do respeito aos limites individuais. Além disso, os idosos participaram de um passeio na praia de Jatiúca, uma ação em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado, Djane Pacheco, ressaltou a importância das atividades realizadas, afirmando que o objetivo é incentivar as pessoas a investir em si mesmas e em seus relacionamentos para melhorar a qualidade de vida e a saúde mental. Ela explicou que a prática de exercícios físicos contribui para a prevenção da depressão e ajuda a manter a saúde neurológica, mesmo com o avanço da idade.

Já no Cras Cidade Sorriso, a equipe promoveu uma atividade voltada para o fortalecimento da função protetiva da família, beneficiando mulheres e idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A dinâmica incluiu palestra, mural de desejos e distribuição de lembrancinhas, visando melhorar a qualidade de vida e prevenir a ruptura de vínculos familiares e comunitários.

Uma das participantes, Janete dos Santos, de 59 anos, expressou sua satisfação ao participar da atividade, destacando a importância de lidar com temas como a depressão e a terapia para a saúde mental. Ela relatou que, desde que passou a integrar o Serviço de Convivência, se sente mais feliz e com a mente ocupada.

Para quem quiser participar de iniciativas semelhantes, os Cras estão localizados no Conjunto Benedito Bentes 2, na rua C 23 Quadra C 24, e no bairro do Prado, na rua João Ulisses Marques. Para mais informações, os telefones são 3312-5950 e 3312-5953. A iniciativa foi elogiada por todos e deixa um exemplo para que outras comunidades façam o mesmo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo