EDUCAÇÃO – Todas as escolas em São Paulo com problemas de energia para o Enem têm serviço restabelecido

O governo do estado de São Paulo informou que todas as escolas que estavam com problemas de energia e que receberiam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (5) tiveram o serviço restabelecido. De acordo com o governo, os locais que ainda estão sem energia estão sendo abastecidos por geradores, porém, não foi divulgado o número de escolas que estão funcionando desta forma. Na noite de ontem (4), por volta das 21h, havia ainda 47 escolas com pendências.

O problema de falta de energia nas escolas foi causado pelas fortes chuvas que atingiram São Paulo na sexta-feira (3), danificando a rede elétrica. Diante disso, o Ministério de Minas e Energia (MME) criou uma sala de situação com o objetivo de acompanhar o fornecimento de energia elétrica no estado. No sábado (4), o ministério anunciou que o fornecimento de energia nas escolas onde o Enem seria realizado seria garantido por geradores.

Segundo levantamento preliminar da concessionária Enel, que atende a capital e mais 23 municípios do estado, aproximadamente 2,1 milhões de pessoas ficaram sem energia em São Paulo devido às chuvas.

O MME ressaltou que já havia solicitado às distribuidoras de energia que elaborassem planos de contingência para garantir o fornecimento de energia nas datas de realização do Enem 2023. Esses planos visavam reforçar as equipes de plantão e suspender atividades que pudessem colocar o atendimento em risco.

É importante destacar que o Enem é uma prova que requer um ambiente adequado para sua realização, o que inclui a disponibilidade de energia elétrica. Diante dos problemas causados pelas chuvas em São Paulo, foi necessário tomar medidas emergenciais para garantir que os estudantes não fossem prejudicados e pudessem realizar a prova com tranquilidade.

Essa situação evidencia a importância de uma infraestrutura elétrica resistente e preparada para enfrentar intempéries, como as chuvas. Além disso, ressalta a necessidade de planejamento por parte das distribuidoras de energia para que possam lidar com situações de emergência, garantindo assim a prestação de serviços essenciais para a população.

Neste domingo (5), os estudantes poderão realizar o Enem nas escolas que tiveram o problema de energia elétrica solucionado ou que estão sendo abastecidas por geradores. O governo do estado de São Paulo está atento à situação e busca garantir que tudo ocorra da melhor forma possível para os participantes do exame.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo