EDUCAÇÃO – Ministério da Educação divulga resultado da primeira chamada do Sisu 2024 com 264.360 vagas em universidades públicas de todo o país

O Ministério da Educação anunciou nesta terça-feira (30) o resultado da primeira chamada do processo seletivo 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que é responsável pela seleção de estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. Os resultados podem ser conferidos no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Neste ano, estão sendo ofertadas 264.360 vagas em 127 instituições de educação superior participantes do programa. As matrículas para os aprovados terão início na quinta-feira (1º), com início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestres deste ano.

A seleção considera a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim como o perfil socioeconômico para a Lei de Cotas. A lista divulgada leva em conta o limite da oferta das vagas por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos.

Aqueles que não foram classificados têm a opção de manifestar interesse pela lista de espera, no período que se estende até o dia 7 de fevereiro, com vagas remanescentes podendo ser preenchidas ao longo do ano.

O Sisu é uma oportunidade para os estudantes que realizaram o Enem buscarem vagas em universidades públicas com base em seu desempenho no exame. A divulgação dos resultados nesta terça-feira abre caminho para o início do período de matrículas e também para a próxima etapa do processo seletivo, que é a lista de espera.

Com a oferta de centenas de milhares de vagas em todo o país, o Sisu representa uma importante forma de acesso ao ensino superior para estudantes de diferentes origens e condições socioeconômicas. A divulgação dos resultados desta primeira chamada marca o início de uma nova etapa na vida desses estudantes, que agora poderão se preparar para o início das aulas e o ingresso no ensino superior.

O período de manifestação de interesse pela lista de espera também oferece uma oportunidade adicional para aqueles que não foram inicialmente selecionados, garantindo que as vagas remanescentes possam ser preenchidas ao longo do ano, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior para um número ainda maior de estudantes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo