EDUCAÇÃO – “Ministério da Educação ajusta classificação do Sisu após relatos de erros e garante transparência no processo seletivo”

Após relatos de alguns candidatos sobre erros na classificação parcial para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por meio das redes sociais, o Ministério da Educação (MEC) emitiu uma nota nesta quarta-feira (24) em Brasília, informando que foram feitos ajustes e que a ferramenta está operando normalmente.

De acordo com a nota do MEC, a equipe está trabalhando em regime de plantão para garantir a transparência e normalidade do processo seletivo, assegurando que nenhum inscrito será prejudicado.

A classificação parcial está disponível para consulta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior desde terça-feira (23) e deve ser acompanhada pelos candidatos durante todo o período de inscrição, que encerra nesta quinta-feira (25) às 23h59. Durante este período, a nota de corte, que é a pontuação do último candidato dentro das vagas para cada curso, oscila conforme há novas inscrições ou mudanças nas opções dos estudantes.

O Sisu reúne as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o país e permite o ingresso no ensino superior por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante a inscrição, cada candidato pode escolher duas opções de curso para concorrer às vagas.

Neste ano, o Sisu ofereceu 264 mil vagas em 6.827 cursos de graduação de 127 instituições públicas de educação superior. O resultado final será divulgado no dia 30 de janeiro e servirá para vagas com início das aulas tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2024.

Após a divulgação do resultado, os candidatos não classificados terão a oportunidade de manifestar interesse pela lista de espera até o dia 7 de fevereiro. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas ao longo de todo o ano.

Os erros iniciais na classificação parcial do Sisu geraram preocupação entre os candidatos, mas o MEC assegura que os ajustes foram feitos e que a equipe está trabalhando para garantir a transparência e normalidade do processo seletivo. A expectativa é de que o restante do processo ocorra sem maiores problemas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo