Além disso, o cronograma sofreu ajustes e a divulgação do resultado final dos cursos aprovados foi adiada para 15 de março. A seleção e matrícula dos alunos pelas instituições de ensino superior terão início em 18 de março. O MEC informou que, para o segundo semestre, novos cursos serão incluídos no e-MEC até 31 de julho, com início até 31 de agosto.
O Parfor Equidade é um programa focado na formação de professores em licenciaturas específicas e de pedagogos para atender redes públicas e comunitárias da educação escolar indígena, quilombola e do campo, além de atender à educação especial inclusiva e à educação bilíngue de surdos. O objetivo é preparar educadores em exercício e ampliar o número de profissionais que trabalham com esses grupos.
No primeiro edital, serão atendidas 2 mil pessoas, com um investimento de R$ 135 milhões ao longo de 5 anos. As formações oferecidas incluem Pedagogia Intercultural Indígena, Licenciatura Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, Licenciatura em Educação Especial Inclusiva e Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos.
Pelo menos 50% das vagas serão destinadas a professores da rede pública que já ensinem na área do curso sem ter a formação adequada, com preferência para indígenas, quilombolas, negros ou pardos, pertencentes a populações do campo, pessoas surdas e público-alvo da educação especial. Haverá também um processo seletivo para os demais públicos, com destinação de cotas.
Além do investimento na formação de professores, o Parfor Equidade prevê recursos para a execução de projetos pedagógicos com uma abordagem diferenciada de tempo, espaço e organização dos conhecimentos. A expectativa do governo é a de aproximar a educação superior e básica, para que comunidades e escolas possam ser espaços de formação e pesquisa. A iniciativa também permite que mestres tradicionais de saberes reconhecidos nessas comunidades atuem como formadores em atividades e disciplinas específicas.
Com essas ações, o MEC busca promover a equidade na formação dos professores da educação básica, com foco na inclusão e valorização das comunidades tradicionais.