EDUCAÇÃO – MEC prorroga resultado preliminar do Programa Parfor Equidade e amplia investimentos para formação de professores

O Ministério da Educação (MEC) anunciou, por meio de edital publicado no Diário Oficial da União, a prorrogação do prazo para a divulgação do resultado preliminar da primeira edição do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). O resultado, que estava previsto para ser divulgado em 10 de fevereiro, agora será disponibilizado apenas em 20 de fevereiro. O prazo para a apresentação de recursos também foi prorrogado e vai até o dia 1º de março.

Além disso, o cronograma sofreu ajustes e a divulgação do resultado final dos cursos aprovados foi adiada para 15 de março. A seleção e matrícula dos alunos pelas instituições de ensino superior terão início em 18 de março. O MEC informou que, para o segundo semestre, novos cursos serão incluídos no e-MEC até 31 de julho, com início até 31 de agosto.

O Parfor Equidade é um programa focado na formação de professores em licenciaturas específicas e de pedagogos para atender redes públicas e comunitárias da educação escolar indígena, quilombola e do campo, além de atender à educação especial inclusiva e à educação bilíngue de surdos. O objetivo é preparar educadores em exercício e ampliar o número de profissionais que trabalham com esses grupos.

No primeiro edital, serão atendidas 2 mil pessoas, com um investimento de R$ 135 milhões ao longo de 5 anos. As formações oferecidas incluem Pedagogia Intercultural Indígena, Licenciatura Intercultural Indígena, Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, Licenciatura em Educação Especial Inclusiva e Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos.

Pelo menos 50% das vagas serão destinadas a professores da rede pública que já ensinem na área do curso sem ter a formação adequada, com preferência para indígenas, quilombolas, negros ou pardos, pertencentes a populações do campo, pessoas surdas e público-alvo da educação especial. Haverá também um processo seletivo para os demais públicos, com destinação de cotas.

Além do investimento na formação de professores, o Parfor Equidade prevê recursos para a execução de projetos pedagógicos com uma abordagem diferenciada de tempo, espaço e organização dos conhecimentos. A expectativa do governo é a de aproximar a educação superior e básica, para que comunidades e escolas possam ser espaços de formação e pesquisa. A iniciativa também permite que mestres tradicionais de saberes reconhecidos nessas comunidades atuem como formadores em atividades e disciplinas específicas.

Com essas ações, o MEC busca promover a equidade na formação dos professores da educação básica, com foco na inclusão e valorização das comunidades tradicionais.

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