EDUCAÇÃO – MEC divulga lista de pré-selecionados para bolsas do Prouni no primeiro semestre de 2024

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que amanhã, terça-feira (6), será divulgada a lista dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao primeiro semestre de 2024. O Prouni é um programa que oferece bolsas de estudo para cursos de graduação em instituições de educação superior privadas. A lista estará disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Prouni.

Nesta edição, o programa ofertou 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes. Esta é a edição do programa com a maior oferta de bolsas desde a sua criação em 2005. Os cinco estados com o maior número de bolsas ofertadas são São Paulo (104.893 vagas), Minas Gerais (39.910 vagas), Paraná (35.630 vagas), Rio Grande do Sul (26.398 vagas) e Bahia (22.051 vagas).

Os candidatos pré-selecionados na primeira chamada deverão entregar a documentação na instituição de ensino superior para a qual foram pré-selecionados no período de 6 a 20 de fevereiro. A entrega pode ser feita presencialmente ou por meio virtual/eletrônico. O MEC alerta que é responsabilidade do candidato verificar os horários e o local de comparecimento para conferência das informações na instituição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará na perda da bolsa.

O processo seletivo do primeiro semestre do Prouni 2024 terá duas chamadas, e o resultado da segunda chamada será conhecido em 27 de fevereiro. Além disso, o período para o candidato manifestar interesse em participar da lista de espera será nos dias 14 e 15 de março de 2024, e o resultado será divulgado em 18 de março.

O Prouni foi criado em 2004 e oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições de educação superior privadas. Os critérios para seleção dos candidatos incluem a renda familiar bruta mensal por pessoa, se o candidato cursou integralmente o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em instituição privada de ensino médio, ou se é pessoa com deficiência, entre outros previstos na legislação. Toda a informação está disponível no edital do processo seletivo publicado pelo MEC em janeiro.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo