EDUCAÇÃO – Lista de espera do Sisu 2024: Candidatos podem conferir resultado a partir desta sexta-feira e acompanhar convocações das instituições de ensino.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (16) o resultado dos candidatos que manifestaram interesse em participar da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. A lista de espera poderá ser utilizada ao longo de todo o ano pelas instituições participantes do programa para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

De acordo com o MEC, cabe aos candidatos acompanhar as convocações feitas pelas instituições de ensino, uma vez que o prazo de encerramento e os procedimentos para preenchimento das vagas variam de acordo com as regras previstas nos editais específicos de cada instituição participante.

A edição do Sisu 2024 recebeu um total de 1.271.301 inscrições, o que corresponde a 57,6% do número de candidatos aptos para essa edição do programa, totalizando 2.209.175. Essa foi a maior taxa de participação dos últimos sete anos. Foram disponibilizadas 264.181 vagas para o primeiro e o segundo semestres de 2024, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior que aderiram ao programa.

Do total de vagas, 53,6% são destinadas a ações afirmativas, previstas na Lei de Cotas, que tratam do acesso à educação superior de estudantes pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Desde 2010, o sistema informatizado gerenciado pelo MEC reúne as vagas de graduação ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais, como universidades e institutos.

A divulgação dos resultados da lista de espera é mais um passo importante no processo seletivo da Sisu, que visa garantir o preenchimento das vagas e oferecer oportunidades para os candidatos que estão na expectativa de ingressar em instituições de ensino superior em todo o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo