EDUCAÇÃO – Instituições de ensino superior anunciam vagas para o Sisu 2024, com mais de 250 mil oportunidades em todo o país.

A lista de instituições de ensino superior que vão oferecer vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 já está disponível para consulta. Ao todo, são 127 universidades em todo o país, somando 264.360 vagas, a maioria delas para cursos em tempo integral. Desse total, 121.750 vagas são destinadas a cotas e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição.

As inscrições para o processo seletivo terão início em 22 de janeiro e os estudantes poderão escolher entre instituições federais, estaduais, municipais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista com 9.240 vagas, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788, e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 7.750.

Entre as instituições públicas estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) é a que oferece o maior número de vagas, com quase 6 mil oportunidades. Na sequência, estão a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com 4.215 vagas; e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com 2.610. Já a única instituição municipal participante do programa é a Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (Fama), no Paraná, com 86 vagas.

A partir de 2024, o Sisu terá apenas uma edição por ano, selecionando estudantes para vagas em universidades públicas de todo o país com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa era tradicionalmente realizado duas vezes por ano, mas a partir do próximo ano passará a ocorrer apenas uma vez.

O sistema reúne em uma mesma plataforma as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior – federais, estaduais ou municipais. Para se inscrever, os estudantes devem ter feito a última edição do Enem e não podem ter tirado zero na prova de redação.

Durante o período de inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso nas quais desejam concorrer a vagas. A nota de corte de cada curso é divulgada uma vez por dia, baseada nas notas dos candidatos inscritos até aquele momento. Os estudantes podem mudar de opção de curso até o último dia de inscrição.

A primeira edição de 2023 contou com a maior participação de instituições e teve a maior oferta de vagas, com 226.399 vagas de 6.402 cursos de graduação em 128 instituições. Já a segunda edição do mesmo ano disponibilizou 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, em 65 instituições de educação superior.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo