EDUCAÇÃO – Inscrições para o Sisu 2024 começam na próxima segunda-feira e vagas chegam a 264.360 em todo o país

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 estão prestes a iniciar, marcando o início de mais um processo seletivo para os cursos de graduação em diversas instituições públicas de ensino superior em todo o país. O período para se inscrever no Sisu vai de segunda-feira (22) até 23h59 do dia 25 de janeiro.

No total, estão sendo disponibilizadas 264.360 vagas em 127 instituições públicas de ensino superior, incluindo universidades, faculdades e escolas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os interessados em concorrer a uma vaga no curso desejado devem realizar a inscrição de forma gratuita diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Podem participar do processo seletivo os candidatos que fizeram o Enem 2023 e obtiveram nota maior que zero na prova de redação. O sistema do Sisu fará a seleção dos estudantes com base na nota obtida no exame, e considerará o perfil socioeconômico para aplicação da Lei de Cotas.

As instituições federais, estaduais e municipais disponibilizaram um número expressivo de vagas para a primeira edição de 2024 do Sisu. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a que mais oferece vagas, com 9.240 oportunidades, seguida pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com 8.788 e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com 7.750 vagas. Já entre as instituições estaduais, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) apresentou o maior número de vagas, quase 6 mil no total.

Além das vagas em instituições de ensino superior, o Sisu também disponibiliza oportunidades em cursos de graduação nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e no Colégio Dom Pedro II. Neste contexto, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) é destaque, com 5.520 vagas ofertadas.

O resultado da chamada regular do Sisu 1/2024 será divulgado em 30 de janeiro, e os selecionados deverão realizar as matrículas entre 1º e 7 de fevereiro. Após esse período, haverá uma lista de espera entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro para preencher possíveis vagas remanescentes.

Para dúvidas e mais informações, o Ministério da Educação disponibiliza um telefone de contato e um site específico para esclarecimentos. Esteja atento aos prazos e boa sorte!

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo