EDUCAÇÃO – Inscrições para o Prouni do primeiro semestre de 2024 encerram na próxima quinta-feira, com recorde de 406.428 bolsas ofertadas.

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024 estão chegando ao fim. Segundo informações do Ministério da Educação (MEC), a oferta será de 406.428 bolsas, das quais 76% são integrais e 50% parciais. As bolsas serão distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições.

De acordo com o MEC, esta é a maior oferta de bolsas desde o início do programa em 2005. As inscrições devem ser realizadas apenas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para participar, é necessário ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançado uma média de 450 pontos nas cinco provas do exame. Além disso, o participante não pode ter zerado a redação do Enem e não pode ter participado do exame na condição de treineiro.

O processo seletivo terá duas chamadas sucessivas, com os resultados dos pré-selecionados sendo divulgados nos dias 6 e 27 de fevereiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O Prouni oferece a oportunidade para concorrer a bolsas de estudo em instituições privadas para cursos de graduação. Os processos seletivos ocorrem duas vezes por ano e são voltados para estudantes que não possuem diploma de nível superior.

Para concorrer às bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Também é necessário não ter zerado a redação do Enem e ter obtido pelo menos 450 pontos na média das notas das provas.

Portanto, os interessados em participar do Prouni devem ficar atentos ao prazo de inscrição, que termina na próxima quinta-feira, dia 1º de fevereiro. Esta é uma oportunidade para milhares de estudantes brasileiros ingressarem em instituições de ensino superior por meio de bolsas de estudo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo