EDUCAÇÃO – Inscrições para o Prouni do primeiro semestre de 2024 começam hoje e vão até quinta-feira: saiba como se inscrever

Nesta segunda-feira (29), tiveram início as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024. Os estudantes interessados em concorrer a uma bolsa de estudo têm até quinta-feira (1º) para se inscrever, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para esta edição do programa, estão sendo ofertadas 406.428 bolsas, das quais 308.977 são integrais, representando 76% do total, e 97.451 são parciais, correspondendo a 50% do valor da mensalidade. Essas bolsas estão distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.

A fim de se inscrever, os candidatos precisam atender a alguns requisitos. É necessário ter participado de pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame. Além disso, não é permitido que o estudante tenha tirado zero na prova de redação do Enem nem tenha participado do exame na condição de treineiro.

O processo seletivo do Prouni contará com duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior em 6 de fevereiro e em 27 de fevereiro.

O Prouni é um programa do governo que oferece bolsas de estudo, tanto integrais quanto parciais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas. As bolsas parciais correspondem a 50% do valor da mensalidade, permitindo que mais pessoas tenham acesso ao ensino superior.

Com a abertura das inscrições para o Prouni, milhares de estudantes terão a oportunidade de ingressar no ensino superior e conquistar uma formação de qualidade. É importante que os interessados fiquem atentos ao prazo de inscrição e aos requisitos necessários para participar do programa. A busca por uma vaga no ensino superior por meio do Prouni pode representar uma grande oportunidade para muitos estudantes em todo o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo