EDUCAÇÃO – Inscrições para o exame Celpe-Bras começam nesta segunda-feira, 19, e vão até 1º de março

Começaram nesta segunda-feira (19) as inscrições para o exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, o Celpe-Bras. Os interessados têm até 1º de março para se inscrever por meio do Sistema Celpe-Bras. As provas estão previstas para serem aplicadas entre os dias 23 e 26 de abril em postos no Brasil e no exterior.

Ao realizar a inscrição, o participante deve indicar o país e o posto em que pretende realizar as provas, informar o número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição, além de indicar sua data de nascimento. Também é necessário fornecer um endereço de e-mail e número de telefone válidos.

Os participantes que precisarem de atendimento especializado ou de tratamento pelo nome social no dia do exame devem fazer a solicitação no ato da inscrição. É necessário enviar documentação comprobatória que justifique a necessidade. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que oferece atendimento especializado para participantes com diversas necessidades, como baixa visão, cegueira, deficiência física, auditiva, intelectual, entre outras condições específicas.

O resultado das solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social será divulgado no dia 8 de março, por meio do sistema do exame.

O Celpe-Bras é o procedimento brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. As provas são realizadas em diversas instituições, como instituições de educação superior, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, além de instituições interessadas na promoção e na difusão da língua portuguesa.

De acordo com o Inep, o exame é aceito como comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa por instituições de educação superior para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para a validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

As inscrições para o exame representam uma oportunidade para estrangeiros que desejam comprovar sua proficiência na língua portuguesa, possibilitando acesso a cursos de graduação, pós-graduação e mercado de trabalho no Brasil. Com a realização das provas em postos no exterior, o exame se torna mais acessível para estrangeiros que não residem no Brasil, ampliando as oportunidades de certificação de proficiência na língua e integração cultural.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo