EDUCAÇÃO – Inep prorroga prazo para pedidos de reaplicação do Enem 2023 para segunda-feira (20) às 23h59

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu prorrogar o prazo para pedidos de reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os candidatos terão até as 23h59 da próxima segunda-feira (20) para solicitarem a reaplicação do exame, conforme divulgado pelo órgão responsável pela organização do Enem.

A prorrogação do prazo é destinada aos candidatos que enfrentaram problemas de logística ou de saúde nos dias de realização do exame, que aconteceram nos dias 12 e 19 deste mês. Além disso, também poderão solicitar a reaplicação os candidatos que moram a mais de 30 quilômetros do local de prova.

Os pedidos de reaplicação devem ser feitos através da Página do Participante, no site do Inep. Aqueles que tiverem seus pedidos aceitos realizarão a prova nos dias 12 e 13 de dezembro, em uma nova oportunidade para alcançar a nota desejada no Enem.

O Inep enfatizou que os casos serão avaliados de forma individual, e que aqueles que tiverem sido afetados por problemas logísticos como falta de energia elétrica no local de prova ou erros na aplicação poderão solicitar a reaplicação. Da mesma forma, candidatos alocados a mais de 30 quilômetros do endereço indicado no ato da inscrição também terão o direito de solicitar a reaplicação do exame. As solicitações serão analisadas pelo Inep, que fará a avaliação dos pedidos.

É importante ressaltar que, para os casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios. Doenças como covid-19, tuberculose, coqueluche, difteria, entre outras, estão listadas no edital como justificativas para a solicitação de reaplicação.

Porém, o Inep destaca que aqueles que faltaram a qualquer um dos dias do exame por motivos que não se enquadram nos termos citados anteriormente não terão direito à reaplicação. A medida visa garantir a possibilidade de participação de todos os candidatos sob circunstâncias justas e igualitárias.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo