EDUCAÇÃO – Estudantes do Enem 2023 têm direito à reaplicação da prova em casos de doenças contagiosas ou problemas logísticos

No último domingo (5), milhões de estudantes participaram do primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Mas e se o candidato não compareceu por estar com uma doença contagiosa ou enfrentar problemas logísticos? De acordo com o edital do Enem 2023, existe a possibilidade de reaplicação da prova em algumas situações.

A nova aplicação do Enem será realizada nos dias 12 e 13 de dezembro, conforme informado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame. Para solicitar a reaplicação, o candidato deve fazer o pedido entre os dias 13 e 17 de novembro, através da Página do Participante.

Segundo o edital, algumas situações podem garantir o direito do candidato a realizar a prova em outra data. No caso de doenças infectocontagiosas, como tuberculose, coqueluche, varicela e covid-19, o participante ausente por causa dessas doenças pode solicitar a reaplicação das provas. Porém, é importante ressaltar que o candidato que teve algum problema de saúde durante a aplicação do exame e precisou deixar o local, mas não retornou ou não concluiu as provas, não tem o direito de solicitar a reaplicação.

Além disso, problemas logísticos também podem ser motivo para a reaplicação da prova. Isso inclui desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local de provas, falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova e falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante. Caso ocorra algum erro na execução do procedimento de aplicação que cause prejuízo comprovado ao aluno, também é possível solicitar a reaplicação.

Outra situação que garante o direito à reaplicação é quando o candidato é alocado para um local de prova com distância superior a 30 quilômetros da residência indicada na inscrição.

Para solicitar a reaplicação, o candidato deve acessar a Página do Participante e apresentar um documento comprovante da necessidade, como um diagnóstico médico. É importante lembrar que os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio e o prazo para solicitação vai de 13 a 17 de novembro. Pedidos feitos após esse prazo não serão aceitos.

É importante ressaltar que, de acordo com o edital, haverá apenas uma reaplicação do exame. O Inep informou que as datas previstas para essa reaplicação são 12 e 13 de dezembro.

Portanto, para os candidatos que por algum motivo não puderam comparecer no primeiro dia de provas do Enem 2023, a reaplicação é uma opção viável. No entanto, é necessário ficar atento aos prazos e apresentar os devidos documentos comprobatórios para garantir o direito de realizar o exame em outra data.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo