EDUCAÇÃO – “Escolas brasileiras estão entre as finalistas do World’s Best School Prizes e concorrem a prêmio de US$ 50 mil”

Duas escolas brasileiras estão competindo entre as melhores do mundo no World’s Best School Prizes. A Escola Municipal Professor Edson Pisani, localizada em Belo Horizonte, e a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves, em Carnaubal, foram selecionadas como finalistas nas diferentes categorias do prêmio. Cada escola tem a oportunidade de ganhar um prêmio em dinheiro de US$ 50 mil, o equivalente a cerca de R$ 250 mil.

O World’s Best School Prizes, criado este ano, tem como objetivo reconhecer e premiar escolas que estão fazendo a diferença na vida de seus alunos e comunidades. O prêmio possui cinco categorias – ação ambiental, inovação, superação de adversidades, colaboração comunitária e apoio à vida saudável – e em cada uma delas, três escolas foram selecionadas como finalistas. Os vencedores de cada categoria serão escolhidos por uma academia de juízes especializados e anunciados em novembro.

A Escola Municipal Professor Edson Pisani, localizada no Aglomerado da Serra, uma das maiores favelas do Brasil, concorre na categoria colaboração comunitária. A escola tem realizado diversas ações para melhorar a qualidade de vida da comunidade, como atividades voltadas para coleta de lixo, saneamento básico e mobilidade. Por meio da parceria com a comunidade e outras instituições, a escola contribuiu para a criação de uma linha de ônibus que conecta a favela ao metrô, aumentando o acesso à saúde, educação e emprego para os moradores.

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Bastos Gonçalves concorre na categoria apoio à vida saudável. A escola desenvolveu um projeto chamado “Adote um aluno”, que tem como foco a saúde mental dos estudantes. Após a pandemia, cerca de 6% dos alunos da escola foram diagnosticados com problemas emocionais graves, incluindo automutilação. O projeto oferece assistência de um psicólogo profissional aos estudantes vulneráveis, promove competências socioemocionais nas salas de aula e educa a comunidade escolar sobre a importância da saúde mental.

O World’s Best School Prizes foi criado pela T4 Education, com o apoio da Fundação Lemann, e teve a participação de 108 países nesta edição. O objetivo é compartilhar boas práticas que estão transformando a vida dos estudantes e fazendo diferença nas comunidades onde as escolas estão inseridas. O fundador da T4 Education e do World’s Best School Prizes, Vikas Pota, destaca a importância das escolas brasileiras como exemplos a serem seguidos no enfrentamento da crise educacional global. O CEO da Fundação Lemann, Deniz Mizne, ressalta que as instituições brasileiras estão transformando vidas e servem de modelo para escolas de todo o mundo.

Além das categorias do prêmio, este ano foi introduzido o Prêmio Escolha da Comunidade, que é aberto à votação pública. As 15 escolas finalistas nas cinco categorias têm a chance de ganhar esse prêmio adicional, que será decidido por meio da votação online. Os participantes poderão votar em sua escola favorita a partir de hoje até novembro.

O World’s Best School Prizes reconhece a importância do papel das escolas na transformação da vida dos estudantes e comunidades. As escolas brasileiras finalistas demonstram boas práticas e iniciativas que vão além da sala de aula, promovendo a igualdade, a inclusão e o bem-estar dos alunos. Estes exemplos positivos podem servir de inspiração para outras escolas em todo o mundo.

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