EDUCAÇÃO – Bancada da Educação na Câmara dos Deputados apresenta projeto de lei para garantir acesso de todos os candidatos do Enem aos locais de prova.

Parlamentares da Bancada da Educação apresentaram um projeto de lei na Câmara dos Deputados com o objetivo de garantir que todos os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tenham acesso aos locais de prova. O projeto, protocolado na última sexta-feira (27), prevê que, caso não haja um local de prova próximo à residência do candidato ou transporte público disponível, o poder público deverá arcar com o transporte dos participantes.

A iniciativa dos parlamentares se deu após reclamações de estudantes de que os locais de prova do Enem deste ano estão muito distantes de suas residências, o que poderá fazer com que muitos desistam de realizar o exame. Diante disso, a Bancada da Educação enviou um requerimento ao Ministério da Educação (MEC) solicitando esclarecimentos sobre as providências que estão sendo tomadas nesses casos, bem como informações sobre a quantidade de estudantes que precisarão se deslocar mais de 30 quilômetros de distância de suas casas e aqueles que terão que fazer provas em outros municípios.

O projeto de lei ainda deverá tramitar no Congresso Nacional e não terá impacto no Enem deste ano. De acordo com a proposta, a definição dos locais de prova e alocação dos estudantes deverá considerar as especificidades regionais e de grupos vulneráveis, como candidatos pretos, pardos, com deficiência, mães, quilombolas e indígenas. Além disso, será levado em conta a menor distância entre os locais de prova e as residências dos inscritos, bem como a disponibilidade de transporte público para deslocamento entre ambos.

Caso não seja possível oferecer locais de prova com distâncias e acesso considerados razoáveis, o poder público deverá garantir o transporte dos participantes, utilizando veículos de transporte escolar ou passe estudantil mantidos com recursos do Programa Nacional de Transporte do Escolar, do MEC. Os parlamentares argumentam que o acesso ao Enem ainda é marcado por desigualdades, incluindo barreiras geográficas que dificultam a participação de candidatos.

Como é de conhecimento geral, o Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. No entanto, as desigualdades no acesso a essa oportunidade são evidentes, especialmente para os jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Grupos historicamente marginalizados, como candidatos pretos, pardos, com deficiência, mães, quilombolas e indígenas, enfrentam dificuldades ainda maiores. O projeto de lei busca mitigar essas desigualdades e garantir que todos os candidatos tenham as mesmas oportunidades de realizar o exame.

Vale ressaltar que o Enem 2023 está previsto para ocorrer nos dias 5 e 12 de novembro. As notas obtidas nas provas poderão ser utilizadas para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sisu, a bolsas de estudo em instituições privadas pelo ProUni e a financiamentos pelo Fies. Além disso, as notas podem ser utilizadas para ingresso em instituições estrangeiras que possuam convênio com o Inep. A expectativa é que o projeto de lei proposto pelos parlamentares contribua para tornar o acesso ao Enem mais igualitário e justo.

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