EDUCAÇÃO – Baixa adesão de estudantes às cargas horárias mínimas de estágio obrigatório preocupa o ensino superior no Brasil

Uma análise do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2021, realizada pelo Todos pela Educação, revelou que a maioria dos formandos em licenciaturas no Brasil não cumpre a carga horária mínima exigida no estágio obrigatório. Além disso, cerca de 10% dos futuros professores sequer realizaram o estágio.

O estágio obrigatório é uma etapa crucial na formação dos estudantes de licenciatura, onde eles têm a oportunidade de acompanhar a rotina escolar e se prepararem para o trabalho como professores. De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), o estágio deve ter duração mínima de 400 horas.

Entretanto, os dados do Enade revelam que essa exigência não está sendo cumprida na prática. Cerca de 55% dos concluintes em licenciaturas afirmaram ter cumprido menos de 300 horas de estágio, enquanto 11,82% declararam que sequer realizaram o estágio. Apenas 13,71% dos estudantes cumpriram estágios com mais de 400 horas, e 19,49% cumpriram entre 301 e 400 horas.

O gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Ivan Gontijo, ressalta a importância do estágio como forma de conectar a teoria com a prática. Ele destaca que durante o estágio, os estudantes têm a oportunidade de conhecer a dinâmica da escola, as responsabilidades dos profissionais da educação e acompanhar as atividades do ambiente escolar. Gontijo enfatiza que a carga horária extensa do estágio é necessária, pois permite aos estudantes passarem de uma observação inicial para a participação ativa nas avaliações e atividades pedagógicas.

Além disso, os dados do Enade revelam que essa falta de cumprimento do estágio não é um problema exclusivo da pandemia. Mesmo antes da crise sanitária, em 2014 e 2017, anos em que as licenciaturas foram avaliadas, cerca de 3% dos estudantes não realizaram o estágio, e cerca de 60% não cumpriram a carga horária mínima.

Gina Vieira, professora aposentada da rede pública e atualmente voluntária na Universidade de Brasília (UnB), destaca a fragilidade na formação dos professores e a precarização na formação inicial desses profissionais. Ela ressalta que muitos estudantes precisam conciliar a formação com trabalho e outras demandas, o que dificulta o cumprimento da carga horária mínima do estágio.

O questionário do Enade também revelou que a maioria dos formandos em licenciaturas deseja atuar nas escolas públicas nos próximos cinco anos. Para que esses profissionais possam se desenvolver plenamente, é fundamental que durante a formação eles tenham contato com a prática pedagógica, atuem em sala de aula e recebam feedback dos profissionais que supervisionam o estágio.

Atualmente, as instituições de ensino superior do Brasil contam com 1.648.328 matrículas nos cursos de licenciatura, sendo 35,6% em instituições públicas e 64,4% em instituições privadas. Dentre os estudantes matriculados, 61% frequentam cursos à distância.

Diante desses dados, é essencial que sejam implementadas medidas para garantir o cumprimento adequado da carga horária mínima do estágio obrigatório nas licenciaturas. A ampliação do tempo de estágio, aprimoramento da formação dos professores e um maior investimento na infraestrutura das escolas são algumas das questões que devem ser abordadas para garantir uma formação de qualidade aos futuros professores brasileiros.

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