ECONOMIA – Vendas de veículos automotores no Brasil ficam estáveis em agosto, segundo dados da Anfavea

No mês de agosto, as vendas de veículos automotores novos nacionais ficaram praticamente estáveis em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram comercializadas 207,7 mil unidades, uma queda de apenas 0,4%. Porém, em relação ao mês anterior, as vendas apresentaram uma redução de 7,9%.

Os dados foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e mostram que, no acumulado do ano de 2023, de janeiro a agosto, foram vendidas 1,43 milhão de unidades, apresentando uma alta de 9,4% em relação ao mesmo período de 2022.

Em relação à produção, o país fabricou 227 mil veículos em agosto deste ano, um aumento de 24% em relação ao mês anterior. No entanto, em comparação com agosto do ano passado, houve uma queda de 4,6%. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, foram produzidos 1,54 milhão de veículos, uma leve diminuição de 0,4% em relação ao mesmo período de 2022.

As exportações também apresentaram queda. No mês de agosto de 2023, as vendas ao exterior tiveram uma redução de 26,2% comparado ao mesmo mês de 2022. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, também foi registrada uma queda de 12,8% nas vendas ao exterior em relação ao mesmo período do ano anterior.

No segmento de carros de passeio, as vendas também apresentaram uma queda em agosto de 2023. Foram vendidos 153,5 mil carros novos nacionais, uma redução de 13,2% em relação a julho e 0,8% a menos em comparação com o mesmo mês de 2022. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, foram vendidos 1,06 milhão de carros de passeio, uma alta de 9,3% em relação ao mesmo período de 2022.

A produção de carros de passeio teve um aumento em agosto, totalizando 174,6 mil unidades fabricadas. Isso representa um crescimento de 23% em relação a julho. Porém, em comparação com agosto de 2022, houve uma redução de 3,5%. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, foram produzidos 1,18 milhão de carros de passeio nacionais, uma pequena elevação de 0,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Um destaque no setor automotivo é a venda de carros eletrificados, incluindo os elétricos e híbridos. Em agosto de 2023, as vendas desses veículos tiveram um aumento expressivo de 120,2% em relação ao mesmo mês de 2022, totalizando 9,4 mil unidades. Na comparação com julho de 2023, a alta foi de 25,4%. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, foram vendidos 49,1 mil carros eletrificados, praticamente o mesmo número do total de vendas do ano todo de 2022.

Esses números demonstram a estabilidade do mercado de veículos automotores novos nacionais, com um pequeno crescimento nas vendas no acumulado do ano. As exportações, no entanto, apresentaram uma queda significativa, impactadas por diversos fatores econômicos. O segmento de carros de passeio sofreu uma leve queda nas vendas, mas a produção se mantém relativamente estável. O destaque fica por conta do aumento expressivo nas vendas de carros eletrificados, mostrando uma tendência do mercado em busca de veículos mais sustentáveis e eficientes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo