ECONOMIA – Setor de serviços apresenta recuo de 0,9% em fevereiro de 2024, segundo dados do IBGE, após meses de alta consecutiva.

No último dia 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, apontando um recuo de 0,9% na atividade do setor de serviços no Brasil durante a passagem de janeiro para fevereiro de 2024. Segundo o analista da pesquisa, Luiz Almeida, esse resultado representa uma descontinuação dos ganhos anteriores do setor, especialmente visível nas atividades de profissionais, administrativos e complementares.

Setores como informação e comunicação (-1,5%), transporte (-0,9%) e outros serviços (-1,0%) também registraram queda nesse período, enquanto as atividades de serviços prestados às famílias apresentaram uma variação positiva de 0,4%. Esse cenário de redução nos serviços acompanhou a queda do índice de atividades turísticas, que recuou 0,8% em fevereiro comparado a janeiro, somando um segundo desempenho negativo consecutivo e uma perda acumulada de 1,8%.

Apesar desse recuo em fevereiro, o volume de serviços ainda se mantém 11,6% acima do nível pré-pandemia, indicando uma certa resiliência do setor. No acumulado dos primeiros dois meses de 2024, o volume de serviços cresceu 3,3% em relação ao mesmo período do ano anterior, com fevereiro de 2024 apresentando um aumento de 2,5% em comparação com fevereiro de 2023. Já no acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 2,2%.

Esses dados refletem um cenário de altos e baixos no setor de serviços, demonstrando a influência de diversos fatores econômicos e sociais na oferta e demanda por diferentes tipos de serviços no país. Ainda assim, a retomada das atividades e a perspectiva de recuperação gradual da economia sinalizam possíveis melhoras nos próximos meses.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo