ECONOMIA – Reajuste do INSS para 2023: Valores podem ser conferidos a partir desta terça-feira

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem conferir o valor de seus benefícios e auxílios referentes ao mês de janeiro. A partir desta terça-feira (23), os extratos estarão disponíveis nos canais de atendimento do órgão.

Nesses extratos, já estarão inclusos os reajustes decorrentes do aumento do salário mínimo e da correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). De acordo com o instituto, cerca de 26 milhões de beneficiários que recebem até um salário mínimo terão os créditos depositados entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro, com um reajuste de 6,97%.

Já os mais de 13 milhões de beneficiários que recebem acima do salário mínimo, no valor de R$ 1.412, terão seus pagamentos reajustados em 3,71% e serão depositados a partir do dia 1º de fevereiro.

Para os segurados que recebem acima do piso salarial e iniciaram o recebimento do benefício em 2023, os valores serão reajustados proporcionalmente ao mês de concessão, variando de 0,55% para quem começou a receber em dezembro até o percentual total de 3,71% para quem se tornou beneficiário em janeiro de 2023.

A tabela de reajuste aplicável pode ser conferida na portaria do Ministério da Previdência Social, disponível no site do governo. Além disso, os beneficiários podem checar o extrato e saber a data do pagamento tanto pelo site ou aplicativo Meu INSS quanto pela Central 135.

O atendimento pela Central 135 está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h, oferecendo mais uma opção para os beneficiários consultarem o valor de seus benefícios e auxílios do INSS.

Essas informações são importantes para os beneficiários do INSS, tendo em vista a necessidade de planejamento financeiro e organização diante das despesas e compromissos do mês. Portanto, é fundamental que os segurados estejam cientes dos reajustes e das datas de pagamento de seus benefícios.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo