ECONOMIA – Produção de veículos automotores cresce 24,3% em fevereiro, apontam dados da Anfavea; Associação prevê crescimento de 6% para o ano

A indústria automotiva brasileira apresentou um crescimento significativo na produção de veículos no mês de fevereiro. De acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção cresceu 24,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 189.684 unidades fabricadas. Em relação ao ano passado, o aumento foi de 17,4%.

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, destacou a importância desse crescimento, afirmando que a produção é um indicador relevante para o setor automotivo. Além disso, as vendas de veículos novos também apresentaram um aumento no país, com a comercialização de 165.225 unidades em fevereiro. Isso representa uma expansão de 2,2% em relação a janeiro e de 27,1% em comparação com fevereiro do ano anterior, sendo que a maior parte das vendas foi de automóveis e comerciais leves.

No decorrer do mês de fevereiro, foram vendidos, em média, 8,7 mil veículos por dia útil, o que representou um crescimento de 18% em relação a janeiro e de 20,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. O presidente da Anfavea ressaltou que essa foi uma evolução significativa, demonstrando uma recuperação do setor em relação ao período anterior à pandemia.

As exportações de veículos também tiveram um desempenho positivo em fevereiro, com um aumento de 62,7% em relação ao mês anterior, totalizando 30.652 unidades enviadas para o exterior. No entanto, em comparação com o ano passado, houve uma queda de 14,1%. A Anfavea projeta um crescimento de cerca de 6% tanto na produção quanto no mercado automotivo para este ano.

Em resumo, os dados referentes à produção e às vendas de veículos no Brasil em fevereiro indicam um cenário de recuperação e crescimento para o setor automotivo, mostrando sinais positivos para a indústria no país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo