ECONOMIA – Petrobras inicia venda de “diesel verde” em São Paulo, considerado menos poluente e produzido com parcela renovável.

A partir da primeira semana de março, os paulistas poderão encontrar nas bombas de combustível da Petrobras o Diesel R5, conhecido como “diesel verde”. Essa novidade chega ao estado de São Paulo com a promessa de ser um combustível menos poluente, emitindo menos gases de efeito estufa. A estatal anunciou essa novidade no maior mercado consumidor do país.

O diesel verde é produzido a partir do coprocessamento de derivados de petróleo com matérias-primas de origem vegetal, como o óleo de soja. Saindo da refinaria com 95% de parcela mineral e 5% renovável, o combustível promete uma redução significativa nas emissões, chegando a pelo menos 60% em comparação com o diesel mineral.

A Petrobras já comercializa o diesel verde na Refinaria Presidente Getúlio Vargas, localizada no Paraná, e agora expande sua oferta para o estado de São Paulo, através da Refinaria Presidente Bernardes, situada em Cubatão. A empresa enfatiza que os veículos não necessitam de adaptações para utilizarem o novo combustível, garantindo alta estabilidade e durabilidade dos motores.

Além da Repar e da Refinaria de Cubatão, outras duas unidades da Petrobras estão realizando testes para a produção do Diesel R5. A Refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e a Refinaria de Paulínia, em São Paulo, também estão trabalhando nesse sentido.

O Brasil, como segundo maior produtor mundial de biocombustíveis, demonstra, com a comercialização do diesel verde, um interesse e uma preocupação crescentes com a transição energética. A Petrobras destaca o avanço dos investimentos da companhia em descarbonização, visando aumentar a oferta de combustíveis mais sustentáveis e atender à demanda por soluções sustentáveis no mercado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo