ECONOMIA – Pesquisa Datafolha revela que brasileiros ainda usam dinheiro na carteira e enfrentam desafios com transações bancárias online.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, encomendada pela TecBan, empresa responsável pela rede de caixas automáticos Banco24Horas, revelou que o uso de dinheiro em espécie ainda é uma prática frequente entre os brasileiros conectados à internet. O estudo apontou que 54% dos entrevistados disseram que o saque é uma das operações bancárias mais realizadas no dia a dia, representando um aumento de 12 pontos percentuais em comparação a uma pesquisa feita em agosto do ano anterior.

O levantamento, realizado de forma online e nacional, entre os dias 25 de setembro e 6 de outubro de 2023, entrevistou 1.519 pessoas de todas as classes econômicas. Segundo os dados coletados, outras operações bancárias frequentes incluem o pagamento de contas (69%), recebimento de dinheiro (67%), consulta de saldo e extrato bancário (60%), e compra no cartão de crédito (50%). Por outro lado, menos da metade dos entrevistados afirmou realizar recarga de celular (41%) e depósitos (42%).

Interessantemente, o estudo revelou que dois em cada dez brasileiros conectados à internet que possuem alguma fonte de renda costumam receber seus pagamentos em espécie, principalmente nas classes C, D e E.

Em relação ao uso do dinheiro em si, a pesquisa apontou que 29% dos brasileiros consideram o dinheiro como a forma de pagamento preferida no dia a dia, empatando com o cartão de crédito. E, nas classes C, D e E, esse número sobe para 32%.

O estudo também procurou compreender as motivações por trás do uso de dinheiro em espécie, resultando em respostas como a restrição de lugares que aceitam apenas dinheiro, o hábito estabelecido de pagar com dinheiro, a facilidade de controlar os gastos e a possibilidade de obter descontos. Surpreendentemente, a preocupação com a segurança apareceu como uma das últimas justificativas, com apenas 4% dos entrevistados indicando medo de clonagem do cartão ou de roubo.

Além disso, a pesquisa também destacou que 95% dos brasileiros conectados à internet possuem contas bancárias, sendo 67% em instituições com agências físicas e 14% apenas em bancos virtuais, o que representou um considerável aumento em comparação ao ano anterior.

Em relação às falhas na tecnologia, o levantamento mostrou que 69% dos entrevistados tiveram problemas ao tentar realizar transações devido à instabilidade da internet, enquanto 60% enfrentaram falhas de conexão com o banco.

Por fim, as preocupações com a segurança digital também foram identificadas na pesquisa, com 85% dos entrevistados demonstrando mais medo de ter o celular roubado do que a carteira. Entre outras preocupações, estão o medo de ter o celular furtado ou roubado e ter o dinheiro retirado da conta via transferência instantânea, além de ter dados vazados na internet e ser vítima de golpes ou fraudes financeiras.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo