O critério para escolha da empresa vencedora foi o desconto no valor básico do pedágio. Duas companhias apresentaram propostas: a Infraestrutura Brasil Holding 21, que ofereceu 18,25% de desconto, e a Consócio Infraestrutura PR, que apresentou 8,30%.
A concessão dessas vias estava sem responsável há aproximadamente um ano e meio. O ministro dos Transportes, Renan Filho, ressaltou que a nova modelagem do leilão resultou em um desconto de mais de 50% no valor do pedágio em comparação ao que era cobrado anteriormente na região.
O investimento previsto para o trecho, a ser realizado pela vencedora do leilão, será de R$ 7,9 bilhões. Deste valor, 47% serão destinados à expansão e melhoria da capacidade das rodovias. Os custos operacionais estão estimados em R$ 5,2 bilhões e envolvem investimentos em serviços gerais e administrativos, como serviços médicos, mecânicos e pontos de parada para caminhoneiros. Ao todo, serão investidos R$ 13,1 bilhões neste lote.
O contrato de concessão terá duração de 30 anos. O primeiro lote inclui trechos de 473 km, abrangendo as rodovias federais BR-277/373/376/476 e as estaduais PR-418/423/427. Entre os principais benefícios que a vencedora do leilão deverá entregar estão obras de duplicação em 344 km, faixas adicionais em 81 km, terceira faixa em 38 km e vias marginais em 41 km.
Além disso, a empresa vencedora deverá instalar 11 passarelas, 60 paradas de ônibus, 79 Obras de Arte e Especiais, além de 9 Bases de Serviços Operacionais e de Atendimento ao Usuário (BSO/SAU), que contarão com ambulâncias e sistema de serviço de atendimento mecânico, incluindo guinchos leves, guinchos pesados, caminhões pipa e caminhões gaiola.
De acordo com o ministro dos Transportes, estão previstos mais 5 leilões de rodovias em 2023 e outros 9 no próximo ano. Entre 2023 e 2026, serão realizados 35 leilões rodoviários no total.