ECONOMIA – Micro e pequenas empresas podem aumentar vendas nas festas de fim de ano, diz Sebrae Rio; confira dicas para 2024.

O final do ano é uma época propícia para os empreendedores, principalmente os micro e pequenos empresários, impulsionarem suas vendas e consolidarem seus negócios. Segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae Rio), as datas festivas como Natal e Ano-Novo proporcionam oportunidades para alavancar as vendas. A analista do Sebrae Rio, Mara Godoy, destacou que o comércio pode se beneficiar desse período, oferecendo produtos para que os clientes comprem presentes para familiares e amigos.

Mara também ressaltou a importância do planejamento e de ações específicas para atrair o público-alvo, como tematização dos ambientes de acordo com as datas comemorativas, campanhas criativas, e benefícios como brindes e cashback. Além disso, é fundamental garantir a qualidade dos produtos e serviços para fidelizar os clientes e, no ambiente digital, utilizar estratégias para levar o cliente do site para a loja física.

Para 2024, o Sebrae Rio recomenda aos micro e pequenos empresários que inovem em seus negócios, associem suas práticas às diretrizes de governança ambiental, social e corporativa (ESG), digitalizem seus negócios, e considerem a implementação de inteligência artificial para otimização de processos e ganho de agilidade. Outra dica é a personalização de produtos e serviços para atender às necessidades do consumidor, que tem novos hábitos de consumo e busca por sensações de alívio e bem-estar.

Além disso, o Sebrae Rio destaca a importância do empreendedorismo social, incentivando os empresários a divulgarem suas ações de ajuda à comunidade e ao entorno. Todo esse material com orientações pode ser acessado gratuitamente pela internet.

A palavra-chave para os micro e pequenos empresários é inovação, tanto nos produtos e serviços oferecidos quanto nas estratégias de marketing e comunicação. Estar atento às demandas do mercado, investir em tecnologias e práticas sustentáveis, e se engajar em ações de responsabilidade social são importantes para manter a relevância no mercado e garantir o crescimento dos negócios. Há um vasto campo de oportunidades para os empresários que buscam se destacar e prosperar.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo