ECONOMIA – Investimentos da Petrobras na Refinaria Abreu e Lima devem gerar 30 mil empregos e ampliar produção de diesel em até 40%

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (17) um investimento de US$ 17 bilhões na expansão da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. A intenção é aumentar em até 40% a produção nacional de diesel, além de gerar até 30 mil empregos até 2028.

De acordo com a estatal, as obras de ampliação da refinaria de petróleo incluem a construção de novas unidades de processamento, transporte e comercialização. A previsão é que a expansão da refinaria esteja concluída até 2028.

A primeira etapa das obras terá início nos próximos meses e tem previsão de término no primeiro trimestre de 2025. Já a segunda etapa, que inclui a construção do Trem 2, terá início no segundo semestre e acabará em 2028. Com essas obras, a refinaria poderá processar 260 mil barris de petróleo adicionais por dia.

Além disso, a expansão também contempla a implantação da primeira unidade SNOX do refino brasileiro. Essa instalação permitirá transformar óxido de enxofre (SOx) e óxido de nitrogênio (NOx) em um novo produto para comercialização.

O anúncio dos investimentos ocorreu um dia antes da cerimônia de lançamento do projeto, que contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Porém, a construção da refinaria pernambucana foi um dos principais alvos da Operação Lava Jato. As investigações indicaram problemas como contratos superfaturados e desvio de recursos da obra, o que resultou em um valor muito superior ao inicialmente previsto.

Durante a entrevista coletiva, o gerente-geral da refinaria, Márcio Maia, disse que a Petrobras quer recontratar trabalhadores pernambucanos que participaram da construção do complexo. As obras começaram em 2005, mas foram paralisadas em 2015, após a denúncia de supostos esquemas de corrupção pela Lava Jato.

Para atender à demanda de mão de obra, a Petrobras lançou o Programa Autonomia e Renda, que oferecerá cursos de formação inicial continuada (FIC) e técnicos a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os participantes receberão bolsa-auxílio mensal, além de prioridade para grupos minorizados, como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência e refugiados.

Com a notícia do investimento, a expectativa é que a expansão da Refinaria Abreu e Lima traga impactos positivos tanto para a economia do estado de Pernambuco quanto para o setor de energia nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo