ECONOMIA – Febraban inicia mutirão de negociação de dívidas em parceria com BC e Procons para aliviar endividamento das famílias brasileiras.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) deu início nesta sexta-feira (15) a um mutirão de negociação de dívidas que tem como objetivo ajudar os consumidores a regularizarem sua situação financeira. A campanha nacional, em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública e Procons de todo o país, vai até o dia 15 de abril.

Durante esse período, os consumidores terão a oportunidade de negociar dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito contratadas com bancos e instituições financeiras. É importante ressaltar que as dívidas em atraso que não possuem bens dados em garantia ou que não estejam prescritas poderão ser negociadas.

As negociações podem ser realizadas diretamente com as instituições financeiras, em seus canais oficiais, ou através do portal consumidor.gov.br da Senacon. Para utilizar este serviço, o consumidor precisa ter uma conta no Gov.br, o portal de serviços do governo federal, com nível Prata ou Ouro.

Além disso, o consumidor também poderá recorrer ao Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor – Proconsumidor, que centraliza os pedidos e reclamações recebidos pelos Procons e defensorias públicas em todo o país. Estas entidades serão responsáveis por intermediar as negociações com os bancos e auxiliar na resolução dos conflitos.

Segundo a Febraban, os bancos participantes estão empenhados em oferecer benefícios aos clientes e melhores condições de pagamento do que as já estabelecidas nos contratos originais. Redução de taxas, extensão dos prazos para pagamento, migração para modalidades de crédito mais vantajosas e outras opções serão disponibilizadas aos consumidores durante o mutirão de negociação.

Além das negociações, os consumidores terão acesso a conteúdos sobre educação financeira, visando orientá-los a manter sua saúde financeira e evitar novos endividamentos. A página Meu Bolso em Dia, da Febraban, oferece orientações sobre como participar da campanha e lista as instituições participantes do mutirão, incluindo os Procons.

Para facilitar o processo de negociação, o consumidor também pode consultar todas as suas dívidas, empréstimos, cheques sem fundos e outras informações financeiras através do sistema Registrato, do Banco Central. Com todas essas ferramentas disponíveis, a expectativa é que muitos consumidores consigam regularizar sua situação financeira e alcançar um alívio em suas finanças.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo