ECONOMIA – Empresas e instituições financeiras têm até quinta-feira para enviar comprovantes de rendimentos para declaração do Imposto de Renda 2024

Empresas e instituições financeiras têm até esta quinta-feira (29) para enviar aos contribuintes os comprovantes de rendimentos referentes ao ano anterior. Estes informes são fundamentais para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024, cujo prazo de entrega está programado para começar no dia 15 de março. Os dados não precisam ser enviados fisicamente pelos Correios, podendo ser enviados por e-mail, disponibilizados em links para download na internet ou divulgados em aplicativos móveis.

Para os servidores públicos federais, o informe de rendimentos pode ser obtido no site ou no aplicativo SouGov.br. Esses documentos são importantes para a Receita Federal validar as informações fornecidas pelos contribuintes, verificando se há erros nos dados ou sonegação de impostos. Os comprovantes fornecidos pelos empregadores devem conter os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior, bem como detalhes dos descontos para a Previdência Social e o Imposto de Renda retido na fonte.

Aposentados e pensionistas do INSS podem acessar seus comprovantes pela internet, através do site Meu INSS ou do aplicativo disponível para Android e iOS. Planos de saúde individuais, fundos de pensão, bancos e corretoras também devem fornecer comprovantes, essenciais para a dedução de valores no Imposto de Renda. A entrega da declaração este ano teve seu prazo alterado, podendo ser feita de 15 de março a 31 de maio.

Em caso de atraso na entrega dos informes, os contribuintes devem contatar o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira. Em situações de erros ou divergências nos dados, um novo documento corrigido deve ser solicitado. Caso os comprovantes corretos não sejam recebidos até o fim de maio, prazo final para entrega da declaração, é possível enviar uma versão preliminar e depois realizar uma declaração retificadora, evitando multas por atraso. O objetivo é proporcionar mais comodidade aos contribuintes e reduzir a chance de erros na declaração do Imposto de Renda.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo