ECONOMIA – Economistas tomam posse como diretores do Banco Central após aprovação pelo Senado

Os economistas Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira foram aprovados pelo Senado e tomaram posse como diretores do Banco Central (BC) nesta terça-feira (2). Paulo Picchetti assume a diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, enquanto Rodrigo Alves Teixeira assume a Diretoria de Administração.

Após a assinatura do termo de posse, os dois diretores poderão participar da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 30 e 31 de janeiro. Em conjunto com a posse, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, anunciou um remanejamento na diretoria.

Paulo Picchetti substituirá Fernanda Guardado, cujo mandato encerrou-se em 31 de dezembro. Já, Rodrigo Alves Teixeira assume o cargo antes ocupado por Carolina de Assis Barros, que foi remanejada para a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta. A mesma posição pertencia a Maurício Moura, cujo mandato também se encerrou em 31 de dezembro.

Rodrigo Alves Teixeira é funcionário de carreira do BC, graduado, mestre e doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP), e professor do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Já Paulo Picchetti, professor pesquisador da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), possui mestrado em Economia pela USP e doutorado em Economics pela University of Illinois-System.

De acordo com a Lei Complementar 179, que estabeleceu a autonomia do Banco Central, o mandato do presidente do BC, Roberto Campos Neto, da diretora de Relacionamento, Carolina de Assis Barros, e do diretor de Regulação, Otávio Ribeiro Damaso, se encerram em 31 de dezembro de 2024.

Dessa forma, a nomeação de Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira é um passo importante para a continuidade das políticas econômicas do Banco Central, com ambas as nomeações trazendo experiência e conhecimento na área, o que provavelmente será benéfico para o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo