Economia do G20 cresce 0,7% no quarto trimestre de 2023, aponta relatório da OCDE; China e EUA desaceleram

O Produto Interno Bruto (PIB) do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, apresentou um crescimento de 0,7% no quarto trimestre de 2023 em comparação com os três meses anteriores. Os dados preliminares foram divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta quarta-feira, apontando um leve arrefecimento em relação ao trimestre anterior.

Dentre as economias do G20, a China viu seu crescimento desacelerar para 1% no quarto trimestre, frente a 1,5% no trimestre anterior. Os Estados Unidos e o México também apresentaram uma perda de força em seus crescimentos, passando de 1,2% para 0,8% e de 1,1% para 0,1%, respectivamente. A Alemanha e o Reino Unido tiveram queda de 0,3% no PIB no último trimestre de 2023.

Por outro lado, a maioria dos países do G20 registrou uma aceleração do crescimento, com destaque para a Turquia, que passou de 0,3% no terceiro trimestre para 1% no quarto. Japão e Canadá também se recuperaram no quarto trimestre, após contrações nos trimestres anteriores. Já no Brasil, a economia permaneceu estagnada nos últimos três meses de 2023.

No acumulado de 2023, o PIB do G20 teve um aumento de 3,2%, repetindo a variação do ano anterior, conforme estimativas preliminares.

Esses dados indicam um cenário de crescimento heterogêneo entre as maiores economias do mundo, com alguns países apresentando desaceleração e outros conseguindo acelerar seu ritmo de crescimento. A tendência é que a recuperação econômica global continue sendo afetada por diversos fatores, como a volatilidade do mercado financeiro e os desafios econômicos enfrentados por diferentes países.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo