ECONOMIA – Consumo nos lares brasileiros registra alta de 2,89% em outubro, impulsionado por novas lojas e promoções.

Conforme dados divulgados recentemente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o consumo nos lares brasileiros registrou um aumento de 2,89% no mês de outubro em comparação com o mês anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 0,61%. No acumulado do ano, a alta foi de 2,64%. Os dados incluem diversos formatos de lojas, como atacarejo, supermercado convencional, loja de vizinhança, hipermercado, minimercado e e-commerce, e estão deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com Marcio Milan, vice-presidente da Abras, o aumento pode ser atribuído à inauguração de novas lojas e promoções no setor. Milan ressaltou que, no segundo semestre, as atividades promocionais costumam se intensificar, combinadas com uma renda mais estável e menor variação nos preços da cesta de abastecimento dos lares. De janeiro a novembro, 573 lojas foram inauguradas, sendo 306 novas e 267 reinauguradas, com os supermercados (185) e os atacarejos (121) se destacando como os principais formatos de lojas.

Apesar do aumento do consumo, a Abras destaca que houve quedas significativas nos preços de janeiro a outubro (-6,43%) e nos últimos 12 meses (-5,08%), influenciadas principalmente pelos preços do óleo de soja, feijão, cortes bovinos, frango congelado e leite longa vida. A cesta de 35 produtos de largo consumo teve um aumento de 0,10% em outubro em comparação com setembro, impulsionada principalmente pela alta de itens como batata, cebola, arroz, carne bovina, açúcar refinado, tomate, extrato de tomate e pernil.

Já em relação às quedas, destaca-se a cesta de lácteos, que registrou uma retração de 5,48% no mês de outubro, com destaque para o leite longa vida e queijos muçarela e prato. Entre as proteínas, ovos e alguns cortes de carne bovina mantiveram a tendência de queda nos preços, enquanto outras carnes tiveram aumento de valor. Na cesta de higiene e beleza, houve variação nos preços de produtos como sabonete, xampu, papel higiênico e creme dental.

Diante desses dados, os consumidores devem ficar atentos às condições de mercado e continuar comparando preços para buscar as melhores ofertas nos supermercados e estabelecimentos do varejo em geral.

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