ECONOMIA – Confiança dos industriais na economia brasileira cai em abril, revela pesquisa da CNI. Icei registra queda para 51,5 pontos.

No mês de abril, foi registrado uma queda na confiança dos empresários da indústria brasileira em relação à economia. Após um período de estabilidade em março, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), caiu para 51,5 pontos, representando uma queda de 1,3 ponto em comparação aos 52,8 pontos registrados no mês anterior.

Mesmo com essa redução, o indicador permanece acima da linha divisória de 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo. No entanto, é importante ressaltar que o índice se mantém abaixo da média histórica de 54 pontos, sinalizando um certo nível de preocupação por parte dos empresários do setor.

De acordo com análises da CNI, a principal razão para essa queda na confiança é a avaliação negativa em relação ao momento atual da economia brasileira. O Índice de Condições Atuais, que mensura a percepção atual sobre a economia e as empresas, registrou uma queda de 47,5 pontos em março para 45,7 pontos em abril, estando abaixo da linha de 50 pontos desde o início deste ano.

Por outro lado, o Índice de Expectativas, que avalia as perspectivas para os próximos seis meses, também apresentou um recuo, passando de 55,4 para 54,4 pontos. Apesar da manutenção da confiança na perspectiva para as próprias empresas, a previsão para a economia em geral se deteriorou, ficando abaixo da linha que separa o otimismo do pessimismo.

Diante desses resultados, a CNI aponta que os empresários mostram confiança em relação às suas próprias empresas, porém estão mais apreensivos em relação à situação econômica atual e às perspectivas futuras. A pesquisa realizada com 1.238 empresários entre 1º e 5 de abril revela essa reversão parcial em relação ao otimismo observado no final do ano passado, demonstrando um cenário de maior cautela por parte dos industriais brasileiros.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo