ECONOMIA – Comércio do Rio de Janeiro espera crescimento de 6% nas vendas de Natal, impulsionado por melhora na economia e estratégias de atração.

Com a proximidade das festas de fim de ano, os lojistas do Rio de Janeiro estão otimistas para as vendas de Natal. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e pelo Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro (SindilojasRio), a expectativa é de um aumento de 6% nas vendas em comparação com o ano anterior.

O presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, atribui esse aumento nas vendas à atmosfera festiva que o Natal representa. Além disso, fatores econômicos como a diminuição da taxa de desemprego e a estabilização da inflação também contribuem para esse otimismo.

Gonçalves ressaltou que a redução na taxa de desemprego, que passou de 8,8% para 7,7% no primeiro trimestre, está impulsionando a economia e aumentando a confiança dos consumidores. Ele também mencionou a estabilidade da inflação, que segundo ele está “domesticada”, como um fator positivo para as vendas de Natal.

Outro aspecto que influencia essa perspectiva positiva é a expectativa de crescimento econômico para o próximo ano, o que cria um ambiente propício para o consumo. De acordo com a pesquisa, os comerciantes planejam atrair os consumidores por meio de promoções, liquidações, descontos e sorteios, além de oferecer opções de pagamento facilitado e brindes.

A pesquisa indicou que os presentes mais vendidos neste Natal devem incluir roupas, calçados, brinquedos, acessórios, celulares, perfumes, beleza e bijuterias. O valor médio dos presentes por pessoa é estimado em R$ 200,00, e os meios de pagamento mais utilizados devem ser cartão de crédito, cartão de débito, pix e dinheiro.

Além disso, muitos lojistas planejam estender os horários de funcionamento das lojas e aumentar a segurança, com reformas nas lojas e monitoramento por câmeras. Para atrair ainda mais consumidores, 60% dos comerciantes têm planos de abrir aos domingos durante o mês de dezembro.

Com todas estas estratégias e um ambiente econômico favorável, as perspectivas são positivas para as vendas de Natal no Rio de Janeiro.

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