ECONOMIA – Boletos bancários podem ser compensados no mesmo dia a partir desta sexta-feira, anuncia Febraban

Os boletos bancários passam a ter um processamento mais ágil a partir desta sexta-feira (15), com a possibilidade de compensação no mesmo dia para os documentos pagos até as 13h30, de acordo com o contrato do credor com a instituição financeira. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou a informação, destacando que o prazo de liquidação no mesmo dia é definido como D+0 pelas instituições bancárias.

Essa novidade faz parte de um projeto de modernização dos boletos, envolvendo 136 instituições bancárias. A expectativa é que, inicialmente, 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia e os outros 43% no prazo D+1 para pagamentos feitos após o horário limite. A medida terá impacto apenas para o credor do documento, sem alterações para quem paga o boleto diretamente.

Para o e-commerce, a Febraban destaca que a agilidade na liquidação do boleto trará vantagens tanto para o comércio quanto para os compradores. Segundo o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, isso poderá acelerar o processo de entrega de mercadorias aos consumidores.

A entidade planeja estudar a possibilidade de trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0, no mesmo dia do pagamento do boleto, se a modernização e as compensações no mesmo dia funcionarem sem problemas técnicos.

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros, registrando 4,2 bilhões de transações em 2023, totalizando R$ 5,8 trilhões. Além disso, é considerado um meio eficiente de cobrança, podendo ser pago através de diversas plataformas, como Internet Banking, aplicativos de celular, terminais de autoatendimento, agências bancárias e correspondentes bancários.

Desde 1994, os boletos bancários são utilizados para recebimento de valores referentes a vendas de produtos ou serviços, sendo obrigatoriamente registrados desde 2018. Com a modernização dos processos, espera-se uma maior agilidade e eficiência na compensação dos boletos bancários, beneficiando tanto os credores quanto os consumidores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo