ECONOMIA – Black Friday no Brasil: Comércio prevê faturamento de R$ 4,64 bilhões, maior volume de vendas desde 2010

O comércio brasileiro está confiante em relação ao desempenho das vendas na Black Friday, que acontecerá na próxima sexta-feira (24). De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a estimativa é de que as vendas atinjam um faturamento de R$ 4,64 bilhões, um aumento de 4,3% em comparação com o ano anterior. Se essa previsão se concretizar, será o maior volume de vendas já registrado para a data desde que a Black Friday foi introduzida no Brasil em 2010.

Um levantamento realizado pela CNC mostra que os setores de eletroeletrônicos, utilidades domésticas, móveis e eletrodomésticos deverão ser responsáveis por quase metade (48%) da receita prevista para a Black Friday. Em seguida, os ramos de hiper e supermercados, assim como de vestuário, calçados e acessórios, também se destacam como segmentos promissores para as vendas durante o evento.

A desaceleração da inflação, que caiu de 9,7% para 3% em comparação com o ano anterior, é apontada como um dos fatores que impulsionarão as vendas. Além disso, a valorização do real em relação ao dólar e os cortes na taxa básica de juros pelo Banco Central favorecem a queda de preços e ampliam as condições de crédito para os consumidores.

A pesquisa da CNC também revela os produtos mais procurados pelos consumidores nos últimos 30 dias, com destaque para aparelhos de ar condicionado, que tiveram um aumento de 177% nas buscas online. No entanto, houve um aumento de 2,9% nos preços desses aparelhos nos últimos 40 dias. Outros produtos como videogames, televisões, e fogões também se destacam entre os itens mais procurados, com queda nos preços em relação ao ano anterior.

Desde 2017, a Black Friday tem apresentado crescimento constante no volume de vendas, tornando-se a quinta data mais favorável para o comércio, atrás apenas do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais. A intensificação do comércio online, aliada à facilidade de consulta e comparação de preços pela internet, explicam o aumento da importância da Black Friday no calendário nacional.

Em resumo, a perspectiva é de que a Black Friday de 2023 seja um sucesso para o comércio brasileiro, impulsionada pela desaceleração da inflação, valorização do real, e condições favoráveis de crédito que devem motivar os consumidores a aproveitar as ofertas e descontos durante o evento.

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