ECONOMIA – Bandeira tarifária verde: consumidores não terão custo extra na conta de luz em maio, segundo a Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária no mês de maio permanecerá verde, o que significa que os consumidores não terão custos extras em suas contas de luz. Essa decisão se deve às condições favoráveis de geração de energia, conforme informado pela agência reguladora.

A bandeira verde está em vigor há 25 meses consecutivos, desde que o país superou a escassez hídrica que perdurou de setembro de 2021 a meados de abril de 2022. Essa continuidade da bandeira verde indica um cenário positivo para o setor energético, resultando em uma estabilidade nos custos para os consumidores.

As bandeiras tarifárias foram criadas pela Aneel em 2015 como uma forma de refletir os custos variáveis da geração de energia elétrica. Essas bandeiras possuem diferentes níveis e indicam os custos para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia utilizada pelas residências, comércios e indústrias. Quando a bandeira é verde, não há acréscimos na conta de luz, contudo, as bandeiras vermelha e amarela implicam em acréscimos a cada 100 kWh consumidos.

Em março, a Aneel aprovou uma redução nos valores das bandeiras tarifárias devido ao cenário hidrológico favorável, à grande oferta de energia renovável no país e aos preços mais baixos dos combustíveis fósseis no mercado internacional. Essa redução significou uma diminuição de quase 37% no valor da bandeira amarela e quedas de 31,3% e quase 20% nos valores das bandeiras vermelhas patamar 1 e 2, respectivamente.

Com a perspectiva de manutenção da bandeira verde até o final do ano, os consumidores podem contar com um alívio financeiro em suas contas de luz, contribuindo para uma maior estabilidade e previsibilidade nos gastos com energia elétrica.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo