ECONOMIA – Balanço anual do Banco Central sofrerá atraso e números só serão divulgados em março, informa instituição

O aguardado balanço anual do Banco Central (BC), que tradicionalmente era divulgado em fevereiro, sofrerá um atraso neste ano. A instituição informou nesta terça-feira (27) que os números só serão aprovados e apresentados na reunião ordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN) de março. Com isso, a reunião que estava prevista para esta quinta-feira (29) foi cancelada devido à “falta de assuntos”, de acordo com o BC.

Os responsáveis por aprovar e apresentar o balanço, ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do BC, Roberto Campos Neto, estão participando da reunião de ministros das Finanças do G20 em São Paulo, justamente na semana em que a reunião do CMN estava marcada. A legislação não estabelece uma data específica para a divulgação do balanço do Banco Central, mas antes de 2021 esse processo ocorria semestralmente, em fevereiro e agosto, durante as reuniões ordinárias do CMN.

Com a nova lei que concedeu autonomia ao BC, a divulgação do balanço foi reduzida para anualmente, somente em fevereiro. Isso representa uma importante mudança na forma como o Banco Central presta contas de suas atividades e resultados. Atrasos como o que está ocorrendo neste ano podem gerar especulações e dúvidas sobre a saúde financeira da instituição, o que coloca uma pressão adicional sobre a transparência e a credibilidade do BC perante o mercado e a população em geral.

Porém, é importante ressaltar que a mudança no cronograma de divulgações não indica necessariamente problemas financeiros no Banco Central, mas sim uma reorganização interna em função da nova legislação. Resta aguardar até março para que os números sejam finalmente divulgados e possamos ter acesso aos resultados financeiros do BC.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo