Duas farmácias em Maceió são interditadas por funcionarem sem alvará e autorização da Anvisa

Nesta sexta-feira (01), duas farmácias em Maceió foram interditadas pela Vigilância Sanitária (Visa) devido ao descumprimento das normas sanitárias. As farmácias localizadas nos bairros Clima Bom e Cidade Universitária funcionavam sem o alvará sanitário, o responsável técnico e a autorização de funcionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com Airton Santos, chefe especial da Visa, as farmácias foram interditadas por não possuírem a documentação necessária para operar. O alvará sanitário e a autorização de funcionamento são permissões essenciais da Anvisa para que as empresas possam atuar com medicamentos e insumos farmacêuticos. Santos ressalta a importância de garantir a saúde dos consumidores e que não se pode permitir que os estabelecimentos operem de forma irregular.

Ambas as farmácias autuadas irão responder a processos administrativos, que podem resultar em multas que variam entre R$ 180,00 e R$ 19 mil. Além disso, terão um prazo de 90 dias para se adequar à legislação sanitária e, somente após isso, poderão solicitar a desinterdição.

Para denunciar irregularidades observadas em estabelecimentos que não estejam em conformidade com as normas sanitárias e que representem riscos à saúde da população, a população de Maceió pode entrar em contato pelo número de telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas por dia, todos os dias, para o recebimento de mensagens de texto, fotos e vídeos.

É importante ressaltar que todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

É fundamental que os estabelecimentos farmacêuticos cumpram as normas sanitárias para garantir a qualidade e segurança dos produtos oferecidos à população. A fiscalização da Visa tem como objetivo assegurar o cumprimento das leis e regulamentos e zelar pela saúde da comunidade. A interdição das farmácias é um exemplo da atuação da Vigilância Sanitária em prol do bem-estar e segurança dos cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo