Documentário “Minute by minute: o desastre do submersível Titan” reconstitui tragédia que vitimou cinco passageiros em expedição aos destroços do Titanic.

Na última quinta-feira (7), foi lançado no Reino Unido o documentário “Minute by minute: the Titan sub disaster” (“Minuto por Minuto: o desastre do submersível Titan”, em tradução livre), que reconstitui os últimos momentos da embarcação criada pela empresa Ocean Gate. O documentário ainda não está disponível em locais fora do Reino Unido, mas já chama a atenção pela forma detalhada com que aborda o trágico acidente que vitimou os cinco passageiros que tentavam chegar aos destroços do Titanic.

Dividido em duas partes, o documentário produzido pela rede televisão britânica Channel 5 traz gravações da Força Aérea Canadense e entrevistas com especialistas em mergulho em alto mar. Os áudios, obtidos com exclusividade pela produção, revelam sons de batidas que seriam indícios do desespero dos integrantes da expedição, contradizendo a ideia inicial de que os ocupantes não teriam percebido a implosão da embarcação.

Os ruídos foram identificados por aviões canadenses que sobrevoavam o local nas buscas pelos turistas que pagaram uma quantia considerável para se aproximar dos destroços do navio Titanic. As famílias dos passageiros, na época do desaparecimento, acreditaram que os sons ouvidos seriam uma forma de comunicação dos tripulantes, através de código morse.

Entrevistas com especialistas e autoridades também são abordadas no documentário, incluindo uma fala do CEO da OceanGate Expeditions, Stockton Rush, feita semanas antes do desastre, em que ele brinca sobre a segurança da expedição. Rush explicou que o mês de junho foi escolhido para descer ao Titanic devido às águas mais calmas nessa época do ano.

O acidente ocorreu quando o cargueiro Polar Prince perdeu contato com o submersível Titan cerca de 1 hora e 45 minutos depois que o mesmo foi lançado nas profundezas do oceano. As vítimas do acidente foram o empresário britânico Hamish Harding, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood, o fundador da OceanGate Stockton Rush e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet.

A Guarda Costeira dos EUA iniciou uma investigação para compreender a causa da implosão subaquática, concluindo que a embarcação não era adequada para a profundidade alcançada. O casco de fibra de carbono do submarino não era compatível para o propósito e a janela de visualização da embarcação não estava certificada para tais mergulhos.

Os destroços do submersível Titan foram recuperados e devolvidos à terra, juntamente com supostos restos humanos. O naufrágio foi encontrado a 500 metros da proa do Titanic, a quase quatro quilômetros abaixo da superfície do oceano e a mais de 640 quilômetros da costa de Terra Nova, no Canadá. Os cinco passageiros da embarcação foram considerados mortos após o trágico acidente.

Em resumo, o documentário “Minute by minute: the Titan sub disaster” traz à tona os detalhes e os momentos finais do submersível Titan de forma emocionante e dolorosa, revelando falhas e consequências de uma expedição desafiadora e trágica.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo