Diretor de “Os Rejeitados” é acusado de plágio de roteiro por autor de obra não produzida, revela revista Variety.

O filme “Os Rejeitados”, que está concorrendo ao Oscar em cinco categorias, está envolvido em uma polêmica acusação de plágio de roteiro. Segundo informações reveladas pela revista Variety, o roteirista Simon Stephenson alega que o diretor do filme, Alexander Payne, teve acesso ao roteiro de sua autoria chamado “Frisco” nos anos de 2013 e 2019, e que o conteúdo apresenta diversas semelhanças com o filme indicado ao Oscar.

De acordo com Stephenson, tanto a trama principal como detalhes de cenas e falas dos personagens apresentam similaridades entre as duas obras. O roteirista afirma que, embora a principal diferença seja a mudança do protagonista de professor para médico, há elementos que indicam uma possível inspiração no seu trabalho não produzido.

Alexander Payne, que é creditado como diretor de “Os Rejeitados”, afirmou em entrevistas que teve envolvimento na criação do roteiro, mesmo não estando listado como roteirista oficial. Ele e David Hemingson, que é o roteirista creditado, iniciaram os trabalhos de produção do filme em 2019.

Simon Stephenson teria apresentado suas acusações de plágio em um e-mail enviado ao Writers Guild of America (WGA), sindicato dos roteiristas de Hollywood, em janeiro de 2024. No entanto, as denúncias só vieram à tona próximo à cerimônia do Oscar deste ano.

A revista Variety entrou em contato com Alexander Payne e David Hemingson, porém ambos não quiseram comentar sobre as acusações de plágio. Por outro lado, Simon Stephenson confirmou o conteúdo das denúncias apresentadas por e-mail.

A polêmica envolvendo o filme “Os Rejeitados” certamente irá gerar discussões no mundo cinematográfico e pode impactar a imagem da produção perante a Academia que decide os vencedores do Oscar. Agora resta acompanhar os desdobramentos e ver se essa acusação terá algum impacto nas chances de vitória do longa-metragem.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo