DIREITOS HUMANOS – “Anistia Internacional critica governo da Bahia por alto número de mortes em confrontos com policiais”

No último dia 27, a Anistia Internacional divulgou uma nota pública criticando o governo da Bahia pelo alto número de mortes registradas no estado em confrontos com policiais. De acordo com um levantamento da organização, foram registradas 86 mortes em operações policiais em um período de apenas dois meses, o que representa quase duas mortes por dia. Somente no mês de setembro, foram registradas 52 mortes.

A Anistia Internacional, que atua na defesa dos direitos humanos, pede a responsabilização dos envolvidos em todas as esferas, tanto federal quanto estadual. A organização exige uma ação contundente por parte das autoridades para investigar e punir os responsáveis por essas mortes, incluindo as cadeias de comando. Além disso, a Anistia Internacional solicita que sejam instauradas investigações céleres, imparciais e efetivas, que os agentes envolvidos diretamente sejam afastados e que as armas utilizadas sejam apreendidas.

A situação de violência na Bahia tem se agravado nos últimos tempos, com registros de tiroteios quase diários. Apenas no dia 27 de setembro, dois homens foram mortos em uma ação da polícia. Segundo a Polícia Civil, a dupla estava armada e atirou contra os agentes. Esses casos de confronto entre a polícia e suspeitos têm se tornado frequentes no estado.

Além disso, no dia 15 de setembro, um policial federal foi morto em uma operação contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, armas, homicídios e roubos. Antes disso, em agosto, a líder quilombola e ialorixá Mãe Bernadete, de 72 anos, foi assassinada no Quilombo Pitanga dos Palmares, localizado no município de Simões Filho, região metropolitana de Salvador.

Diante desses fatos, a Anistia Internacional ressalta que o combate às drogas e ao crime organizado não podem ser utilizados como justificativas para violações de direitos humanos por parte do Estado. É necessário que as autoridades atuem de forma efetiva para garantir a segurança da população sem desrespeitar os direitos fundamentais.

Na segunda-feira, dia 25, o governador Jerônimo Rodrigues encontrou-se com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em Brasília, para solicitar reforços. O ministro garantiu a ampliação de recursos para a compra de equipamentos e tecnologias, visando fortalecer as operações conjuntas. Equipes da pasta estarão em Salvador até esta quinta-feira, dia 28, realizando visitas técnicas.

A situação na Bahia permanece preocupante e é fundamental que medidas efetivas sejam adotadas para combater a violência no estado, garantindo a segurança da população e o respeito aos direitos humanos em todas as ações das forças policiais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo