Dia do Mundial do Meio Ambiente traz reflexão sobre a responsabilidade com os recursos naturais

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, que é festejado dia 5, foi instituído para que o ser humano reflita sobre o seu comportamento em relação à proteção do planeta. O homem é o principal responsável pela destruição dos recursos naturais. “Estamos perdendo biodiversidade, com queimadas, desmatamentos, poluição, caça de animais. Vivemos com fenômenos climáticos que passam a se repetir com constância, são incêndios incontroláveis, secas prolongadas, temperaturas acima da média, devastação da floresta, acúmulo de lixo e até doenças provocadas pelo homem por matar e comer animais silvestres”, argumenta o chefe da Estação Ecológica (Esec) de Murici, Marco Freitas.

Segundo ele, o Brasil é o país que exibe a maior biodiversidade de flora e fauna do planeta, mas, infelizmente, vem sendo destruída. Uma parte desta riqueza natural é protegida pelas unidades de conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) como a Esec de Murici, que cuida de diversos animais e, muitos, em risco de extinção. Entretanto, a unidade de conservação ainda sofre com a caça criminosa de animais silvestres.
“Já reduzimos muito a caça na Esec, que está cada vez mais bem protegida com constantes rondas e câmeras traps (fotografam e filmam o acesso da unidade), além das constantes operações de fiscalização”, afirma. De acordo com Freitas, as comunidades de Murici e de outras cidades do entorno também ajudam a cuidar da Esec. “As comunidades sabem a importância do patrimônio natural que a unidade protege”.

Como proteger o meio ambiente:
• Não queira ter um pássaro em uma gaiola, eles precisam estar livres na natureza. Se quiser muito, muito, compre os pássaros de cativeiro
• A caça de animais silvestres é proibida, nunca queira caçar, ou comer carne de caça ilegal
• Jamais maltrate os animais
• Não pesque em épocas de reprodução
• Não compre animais sem registro
• Plante e preserve as árvores
• Reduza o consumo de água e de energia elétrica
• Cuide do seu lixo, busque reciclar materiais
• Ande mais a pé, deixe o carro na garagem

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo