DIA DE FINADOS: Cemitérios públicos de Maceió terão limite de visitantes

Administrados pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), os cemitérios públicos de Maceió terão funcionamento em horário normal, das 7h às 17h, no Dia de Finados (02 de novembro). No entanto, haverá limitação do número de visitantes, no máximo 300 pessoas por hora, conforme regulamentado na Portaria Conjunta nº. 002 SEMTEL/GGOV/VISA, de 30 de Setembro de 2020.

Todos os protocolos de saúde e segurança deverão ser seguidos, devido à pandemia de Covid-19. Para garantir as medidas de segurança, distanciamento social e higienização, fica mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras sobre o nariz e a boca. Na entrada dos cemitérios haverá aferição de temperatura e será disponibilizado álcool em gel 70% aos visitantes.

De acordo com o último decreto nº 8.985, publicado no Diário Oficial do Município em 23 de Outubro de 2020, que dispõe sobre a prorrogação das medidas para enfrentamento ao novo cornavírus (Covid-19), as visitas aos túmulos de cemitérios permanecem autorizadas. Em casos de óbitos decorrentes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o velório e enterro devem ter duração máxima de uma hora e com o caixão fechado. Também segue limitado a 10 pessoas por velório e enterro, bem como a proibição do procedimento de tanatopraxia. Em casos de óbitos não decorrentes de Covid-19, os velórios e enterros poderão ocorrer sem restrições.

Recomenda-se que as pessoas do grupo de risco e as suspeitas de ter contraído coronavírus (COVID-19) não compareçam aos velórios e enterros. Os cemitérios serão corresponsáveis pela fiscalização do cumprimento das determinações contidas no Decreto, sob pena de submeterem-se às sanções previstas na legislação cabível.

Cemitério Santo Antônio
Devido à interdição no cemitério Santo Antônio, localizado no bairro Bebedouro, em decorrência da instabilidade geológica da região, ficam excepcionalmente autorizados os sepultamentos em jazigos particulares, ou seja, para aqueles que já possuem túmulos no local. Os que não tiverem, serão encaminhados para os demais cemitérios públicos da capital. A Sudes realizou um levantamento das áreas afetadas e está alinhando junto à Braskem, para definir as medidas necessárias para remoção e traslado dos restos mortais. A visitação será aberta, com número limite de pessoas, respeitando as medidas sanitárias de preservação à saúde, conforme previsto em decreto.




Botão Voltar ao topo