Dez instituições de Alagoas tiveram nota abaixo de 2 no índice do MEC

Nesta sexta (21), dez instituições de ensino de Alagoas ficaram abaixo da média do Ministério da Educação (MEC).

Em Alagoas, 24 instituições foram avaliadas. O Centro Universitário Tiradentes foi a única faculdade a ter conceito 4. Nenhuma conseguiu a nota máxima, 5.

As faculdades que tiveram nota abaixo de 2 não podem construir novos campi, nem abrir cursos ou aumentar o número de vagas. Além disso, os cursos podem sofrer redução de vagas ou ter processos seletivos suspensos.

Como é calculado o IGC

O índice, divulgado anualmente pelo MEC, é fruto de média ponderada das notas de cursos de graduação e de mestrado e doutorado.

Leva em conta a média dos CPC (Conceito Preliminar de Curso) dos cursos avaliados nos últimos três anos, ponderada pelo número de matrículas em cada um deles, a média dos conceitos da avaliação CAPES dos programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação também trienal e ponderada pelo número de matrículas nos programas.

Além disso, também entra no cálculo do IGC, a distribuição de estudantes entre cursos de graduação, pós-graduação (quando há programas stricto sensu).

Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e também os CPC dos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um período de três anos. Dessa forma o IGC compreende a análise de todas as áreas avaliadas previstas no Ciclo Avaliativo do Enade de 2014, 2015 e 2016.

Confira a lista das instituições que não foram bem avaliadas em AL:

1- FACULDADE PITÁGORAS DE MACEIÓ

2 – FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ FACIMA

3 – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS   IESA

4 – FACULDADE DE ENSINO REGIONAL ALTERNATIVA FERA

5 – FACULDADE SÃO VICENTE  FASVIPA

6 – FACULDADE RAIMUNDO MARINHO  – FRM

7 -FACULDADE RAIMUNDO MARINHO DE PENEDO

8 – FACULDADE SÃO TOMÁS DE AQUINO FACESTA

9 – FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MACEIÓ FAMA

10 – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTA CECÍLIA

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo