Desfile da Independência leva multidão a praia da Avenida após hiato de dois anos

A orla de Maceió ficou tomada nas cores verde e amarelo na manhã desta quarta-feira (7). Convocada por movimentos conservadores e pró-liberdade, a multidão compareceu para um ato que marcava, também, a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil. Manifestações assim também foram registradas no interior, a exemplo dos municípios de Arapiraca, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela.

Antes de promover uma passeata pela Avenida Álvaro Otacílio, entre a Jatiúca e Ponta Verde, o grupo se concentrou no Corredor Vera Arruda e se espalhou pelo calçadão, seja a pé, em carros ou em motocicletas. Em três trios elétricos contratados pelos organizadores, lideranças políticas discursaram, puxaram o coro para entoação do Hino Nacional Brasileiro e reforçaram a defesa pelos temas alinhados à direita.

O trânsito na orla ficou parado enquanto a manifestação acontecia. Nas sacadas dos prédios, muitos moradores acenaram e colocaram bandeiras do Brasil, em sinal de apoio ao ato. Na pista, havia pessoas de várias idades, com famílias inteiras e dispostas a enfrentar o calor e o sol forte que brilhava no céu.

Carregados de motivação cívica, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) ressaltam a que os atos são pacíficos e inspirados em um movimento nacional que reafirma a luta pela família, fé, pátria e Deus.

O senador Collor (PTB), um dos grandes apoiadores presente nos eventos, afirma que estar nas ruas de Alagoas é uma defesa pelos valores com liberdade.

“Vamos mobilizar todas as nossas forças, vamos mobilizar todas as nossas emoções.Vamos fazer reacender nos nossos corações a esperança de que teremos um país em que a liberdade, a ordem e o respeito aos poderes constitucionais serão obedecidos; a todos um excelente Dia da Independência. Vamos fazer neste dia uma festa que vai unir o Brasil de norte a sul, de Leste a oeste”, falou o senador.

Já o vereador Leonardo Dias (PL), liderança fundamental da direita e do bolsonarismo em Alagoas, reconhece a liderança e identificação de Collor com o presidente.

“O senador Collor tem sido um grande aconselhador do presidente Bolsonaro. Fiel escudeiro no Senado. Ele tem tido esse papel de conciliador, e eu o tenho acompanhado nestes dois anos. Como é sabido, o Presidente Bolsonaro foi ameaçado por 140 processos de impeachment. Nós não tínhamos ninguém defendendo-o. Nós não tínhamos ninguém de direita como candidato ao governo, então, ninguém vai pegar carona no presidente não”, disse Léo Dias.

Como é sabido, o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, convocou as famílias brasileiras a irem às ruas para participar dos atos e pediu que as manifestações ocorram em paz e harmonia para saudar os 200 anos da independência do Brasil. O presidente ressaltou a importância da participação popular “A festa é nossa, é do nosso Brasil. É da nossa bandeira verde e amarela”, disse.

O administrador Antônio Antunes levou toda a família para o ato na orla. Desde 2014, ele diz que faz questão de vestir camisas nas cores da bandeira do Brasil para defender a pauta conservadora. “Este movimento é pacífico, pela democracia do Brasil e contra o que estão querendo implantar aqui o comunismo, defendido pelo PT. Minha família é toda patriota”, destaca.

A servidora pública Maria de Fátima Souza era uma das mais animadas em meio à multidão. Acompanhada dos filhos jovens e da nora, ela disse que o feriado da Independência é um de seus favoritos, pela possibilidade de manifestar a defesa da Pátria, pela família e dos valores cristãos.

“É um dia simbólico para o nosso Brasil e eu não poderia ficar de fora da comemoração dos 200 anos da Independência. Estamos em um momento importante da democracia em que precisamos demonstrar nossas convicções”, avalia a servidora.

O ambulante Célio Lopes atua na orla de Maceió há 6 anos e aproveitou mais este feriado com perspectiva de muito movimento para tentar faturar mais. Com o sol forte e o calor, resolveu vender água mineral e cerveja. “Minha expectativa é levar um trocadinho a mais pra casa ao fim do dia. Com tanta gente que tem aqui e esta temperatura alta, com certeza as pessoas terão muita sede”, comenta.

DESFILE

O evento cívico-militar contou com diversos profissionais da Segurança. A primeira a desfilar foi a Banda de Música do Exército Brasileiro (59° Batalhão de Infantaria Motorizado – BIMtz) – contando com a revista das tropas e reunindo autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário -, seguida pelo Estado Maior.

Na sequência, os homens da Marinha, Exército e Aeronáutica tomaram a Avenida da Paz. Em seguida, a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), Corpo de Bombeiros (CB), Polícia Civil (PC), Grupamento Aéreo, Polícia Científica, Policial Penal, equipes do Programa Ronda no Bairro e os agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

No decorrer do desfile, colegas de trabalho dos profissionais prestigiavam, emocionados, a passagem deles pela avenida, aplaudindo cada passo dado pelos servidores, considerados o “braço-forte” de Alagoas.

Dentre as atrações, o público ainda presenciou o sobrevoo dos helicópteros do Grupamento Aéreo da SSP-AL, bem como a simulação de técnicas e estratégias de segurança que fazem parte da rotina dos policiais.

Em Arapiraca, a programação – estabelecida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, – teve início na Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, com o hasteamento dos pavilhões, às 7h30, seguido da missa solene, às 8h, e desfile, às 9h15. A realização do desfile foi na Avenida Rio Branco, em frente ao Clube dos Fumicultores, com apresentação das tropas ao prefeito Luciano Barbosa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo