Deputado propõe criação do Centro Industrial do Alto Sertão para impulsionar desenvolvimento industrial na região alagoana

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 16, os parlamentares dedicaram atenção a uma série de assuntos, com destaque especial para o projeto de lei ordinária nº 789/2022, apresentado pelo deputado Inácio Loiola (MDB). O projeto em questão trata da criação do Centro Industrial do Alto Sertão-CIAS, uma iniciativa com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento industrial na região do Sertão alagoano.

Segundo o texto elaborado por Loiola, o CIAS deverá ser instalado em uma área estrategicamente selecionada, com a devida análise do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Conedes), próximo a vias de acesso, linhas de transmissão de energia elétrica e sistemas de abastecimento de água. Além disso, a implantação e administração do CIAS serão realizadas por meio de concessão pública, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo decreto federal 8.428, de 02 de abril de 2015.

O deputado enfatiza a importância de uma parceria equilibrada entre o Estado e o setor privado no desenvolvimento industrial, destacando o papel fundamental do Estado como promotor do crescimento econômico e social, enquanto a iniciativa privada atua como investidora. A expectativa de Loiola é que essa política de parceria resulte em uma aceleração do desenvolvimento socioeconômico na região, com a criação de empregos, aumento da arrecadação e a eventual consolidação de um distrito industrial no Alto Sertão alagoano.

O projeto de lei passou pela fase de 1ª discussão e agora aguarda a votação em 1º turno, sendo uma pauta de grande interesse para a comunidade local e para o impulso da economia regional. A expectativa é que, com sua implementação, o Alto Sertão alagoano possa vivenciar um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento, com impactos positivos tanto no aspecto social quanto econômico.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo