Deputado Federal pede apoio para pescadores e marisqueiras afetados por possível desabamento de mina em Maceió.

O deputado federal Alfredo Gaspar (União – Brasil), que é o coordenador da Comissão encarregada de acompanhar o afundamento do solo em Maceió na Câmara dos Deputados, tomou uma importante iniciativa na última sexta-feira, 1º. Ele protocolou um ofício endereçado ao Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e ao Presidente em exercício Geraldo Alckimin, solicitando apoio institucional urgente para destinar auxílio econômico-financeiro para os pescadores e marisqueiras que dependem da Lagoa Mundaú para sobreviver. Isso se deve ao fato de que essas famílias podem ser as mais afetadas com um possível desabamento da mina-18, uma vez que grande parte dela está localizada sob a Laguna.

Segundo o deputado Alfredo Gaspar, a ação criminosa da Braskem não apenas atingiu as residências de milhares de maceioenses, mas também afetou a renda e a sobrevivência. Agora, essa ação devastadora ganha outro triste capítulo, afetando pescadores e catadores de mariscos que dependem da Lagoa Mundaú para sua subsistência. O deputado alagoano afirma que a possibilidade desse grande acidente ambiental, sem dúvida o maior do país e talvez do mundo, deixará os maceioenses em grave situação, e os pescadores e marisqueiras, que retiram seus sustentos da Lagoa, serão substancialmente atingidos, ocasionando graves dificuldades.

O pedido urgente de ajuda para Maceió feito pelo deputado Alfredo Gaspar ressalta que desde o alerta da Defesa Civil de Maceió sobre um possível desabamento na área do Mutange, no último dia 28 de novembro, toda a região, inclusive a Lagoa, teve que ser isolada. Diante da situação de emergência, dada a iminência de um desastre ambiental, o deputado solicita apoio institucional, por meio da destinação de auxílio econômico-financeiro, para os pescadores e catadores de mariscos, visando mitigar os problemas.

O deputado destaca que desde que soube da possibilidade de desabamento, tem acompanhado de perto a situação da cidade e das vítimas. Ele ressalta que o que está acontecendo em Maceió é resultado de um crime, e a empresa responsável, Braskem, precisa responder por esse crime. Além disso, ele solicita que a Polícia Federal conclua o inquérito correspondente ao afundamento do solo que afetou mais de 60 mil maceioenses, para que a empresa e os envolvidos possam responder criminalmente por essa ação devastadora que se prolonga há décadas.

Portanto, é fundamental que o governo atenda urgentemente a essa solicitação do deputado Alfredo Gaspar, visando mitigar os problemas enfrentados pela população maceioense e alagoana, assim como garantir a responsabilização dos envolvidos nesse desastre ambiental.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo