Demanda por financiamento sobe em janeiro, mas cai 15% em relação ao mesmo período de 2023, revela Índice Neurotech de Crédito.

A procura por financiamento no Brasil apresentou um aumento na comparação mensal, porém registrou uma queda de 15% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2023. De acordo com o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que avalia mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos setores de varejo, bancos e serviços, houve um crescimento de 2% na comparação com dezembro.

O destaque dessa expansão em janeiro foi a demanda por crédito no setor de bancos e financeiras, que teve uma queda de 2% após um recuo de 23% anteriormente. Já a queda do INDC em janeiro deste ano em relação a 2023 se deveu principalmente à diminuição de 40% na procura por crédito no varejo. A busca por financiamento em bancos e outras financeiras caiu 2%, enquanto o segmento de serviços foi o único a registrar um aumento de 24% na procura.

Natália Heimann, head de produtos Analytics da Neurotech e responsável pelo INDC, ressaltou que, apesar da queda na demanda por crédito no varejo, esse setor continua sendo o principal influenciador do cenário geral. A incerteza na economia brasileira, aliada às despesas de início de ano, têm impactado fortemente a procura por crédito. A perspectiva é que o varejo possa mostrar uma melhora caso a taxa de juros Selic continue em queda.

No segmento varejista, a maioria das categorias apresentaram queda em janeiro em comparação com o mesmo mês de 2023, com destaque para Lojas de Departamento, Eletro/Móveis, Vestuário e Outros. A única categoria a apresentar alta foi a de Supermercados, com um aumento de 3%. Em relação a dezembro do ano passado, todas as categorias do INDC registraram recuo.

A análise do INDC reflete a realidade do mercado financeiro no Brasil e mostra como a procura por crédito tem sido impactada por diversos fatores econômicos e de consumo. O cenário incerto exige cautela e planejamento por parte dos consumidores e das instituições financeiras, que devem se adaptar às demandas do mercado em constante mudança.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo