Defesa Civil de Maceió já atendeu mais de 1.530 ocorrências este ano

Ações preventivas resultam em famílias abrigadas e nenhum óbito registrado durante o período chuvoso

 

Se antecipar e prevenir possíveis ocorrências que podem colocar em risco a vida das pessoas é uma das ações da Defesa Civil de Maceió que resultou em milhares de vidas salvas, famílias abrigadas e nenhum óbito registrado durante o período das fortes chuvas na capital alagoana.

Dados demonstram a atuação constante da Defesa Civil de Maceió em trabalhos preventivos. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, foram atendidas 1.530 ocorrências pelo órgão, sendo 135 em janeiro, 226 em fevereiro, 431 em março, 220 em abril e 518 em maio.

Os números refletem a intensificação do trabalho nos períodos chuvosos, quando as equipes realizam vistorias constantes nas casas e nas encostas, retirando as famílias que residem em locais de risco e as encaminhando para abrigos seguros, sejam municipais ou em casas de parentes.

Até o final de maio, foram registradas 246 famílias que foram retiradas das áreas de risco. No total, são 765 pessoas, em que 61 delas estão instaladas no abrigo municipal, no bairro de Jaraguá e 704 pessoas estão na casa de parentes ou amigos.

Além disso, a limpeza de galerias, de canais, e outras ações preventivas contribuíram rigorosamente para evitar maiores transtornos para os moradores. Somente em maio, foram retiradas quase 40 toneladas de lixo no Vale do Reginaldo, orla marítima e orla lagunar pelas equipes das gerências de zeladoria do Município e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

Confiar no trabalho da Defesa Civil também é imprescindível para minimizar os danos causados pelas condições climáticas. Por isso, receber os alertas via SMS é uma forma muito útil de se prevenir contra possíveis alagamentos, deslizamentos de terra, inundações e outras ocorrências que são informadas pelo órgão.

Em Maceió, 51.326 pessoas recebem os alertas da Defesa Civil por SMS. Desse número, 1.327 se cadastraram no mês de maio, período das fortes chuvas na cidade.

Para receber os alertas da Defesa Civil, basta enviar o CEP da localização por SMS, para o número 40199, de forma gratuita. Nos casos de risco de desabamento e/ou deslizamento, as famílias devem acionar o órgão através dos números 199 e 156 para receberem os atendimentos necessários.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo