Crise entre governo e Congresso: Presidente Lula busca diálogo com presidentes da Câmara e do Senado para resolver impasse

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram no final da tarde de domingo no Palácio da Alvorada para discutir a crescente crise entre o governo e o Congresso Nacional. Nas últimas semanas, o distanciamento entre a gestão de Lula e o Legislativo se agravou consideravelmente, especialmente após Lira ter chamado o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de “incompetente” e “desafeto pessoal”, acusando-o de espalhar a informação de que ele teria interferido para reverter a prisão do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), suspeito de envolvimento no caso Marielle Franco.

Agora, há uma expectativa de que Lula se reúna com o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ainda nesta segunda-feira. A decisão de buscar o diálogo com Lira e Pacheco foi tomada por Lula em uma reunião na sexta-feira com ministros do núcleo político do Planalto e líderes do governo na Câmara, no Senado e no Congresso.

Vale ressaltar que o rompimento do diálogo entre Lira e Padilha já havia ocorrido no final do ano passado. Desde então, as conversas com o Presidente da Câmara têm sido intermediadas pelo Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

Estas reuniões e tentativas de diálogo entre Lula, Lira e Pacheco evidenciam a necessidade de uma reconciliação e de uma maior harmonia entre os poderes Executivo e Legislativo para o bom funcionamento do país. Resta agora aguardar os desdobramentos dessas reuniões e se haverá avanços na resolução da crise política que tem se instaurado no cenário nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo